Vale a pena utilizar comparadores de preço?

Vale a pena utilizar comparadores de preço?

Cada vez mais comum entre os brasileiros, as compras online revolucionaram o mercado e os hábitos de consumo, por mais que esse modelo de venda já estivesse disponível desde 1995, foi no ano de 2020 que sua relevância e volume de consumo aumentaram. 

Juntamente das compras e vendas online surgiram ferramentas que sintetizam em apenas um lugar os valores de produtos e serviços de maneira gratuita,o que além de o fazer encontrar os artigos pelos quais se interessa, diminui o tempo de pesquisa. Estas plataformas são os comparadores de preço, e muitos já conquistaram credibilidade no mercado, alguns exemplos são: Buscapé, Trivago e Zoom. 

Por mais que existam muitos sites desse modelo disponíveis, alguns consumidores podem se perguntar se realmente vale a pena utilizar desta ferramenta ao invés de escolher arbitrariamente uma das lojas que está habituado, por isso vamos explicar um pouco sobre o que são essas plataformas e as vantagens de utilizá-las.   

O que são os comparadores? 

Os comparadores são ferramentas que reúnem em apenas uma plataforma informações sobre preços e produtos de lojas diferentes cadastradas em seu sistema. Eles apresentam aos consumidores características de um produto, item ou serviço e todos os valores disponíveis para isto no mercado. 

A ferramenta de busca utilizada por essas plataformas funciona da seguinte maneira: você procura o item que deseja ao digitar seu nome ou navegar por categorias, após realizada a pesquisa o comparador mostra em quais lojas o item está disponível, quais os valores pelos quais ele se encontra e quais marcas o produzem. Em alguns sites também é possível verificar se há a disponibilidade de comprar o produto com descontos, bem como se o vendedor que o está disponibilizando é confiável a partir de avaliações de outros usuários ou por cumprir com as exigências solicitadas aos lojistas pelo comparador. 

Quais as vantagens de usar comparadores ? 

As vantagens de usar aos comparadores beneficia tanto os compradores como lojistas, e está muito além de valores e tempo reduzidos.

• Vantagens aos consumidores :

Para aqueles que já tem em mente o que desejam comprar os comparadores de preço são os ideais para identificar por onde será realizada a transação, sempre é destacado o tempo que será gasto utilizando a ferramenta, é de fato é uma das principais características a ser levada em consideração, por mais que ao procurar diretamente por sites de pesquisa os itens já aparecem com preços, através deles é dada a vantagem de venda não através de  preço, mas sim por anúncios. 

Através dos comparadores também é possível verificar uma  descrição maior do item que deseja adquirir, e se o local pelo qual deseja comprar se compromete em entregar o produto sem danificações, muitos sites contam com certificações de credibilidade dos negócios que estão cadastrados em seus sites, ou contam com comentários e avaliações de outros usuários como parâmetro para verificar se o e-commerce trabalha com seriedade, outra vantagem que também pode ser oferecida aos consumidores pelo comparador é a garantia de que, caso não receba o produto, seu dinheiro será ressarcido, um exemplo de plataforma que funciona desta maneira é o Zoom. 

• Vantagens aos vendedores :

Para aqueles que não vendem produtos exclusivos é interessante considerar a disponibilização de venda através destes sites, por mais que alguns cobrem por cliques em seu anúncio, mesmo que a compra não seja realizada. 

A primeira vantagem de utilizar estas plataformas é a prospecção de clientes, através destes sites a competição entre grandes empresas e negócios pequenos é menos acirrada, uma vez que o que conta mais a estes consumidores é a boa avaliação e um valor mais baixo que nem sempre é disponibilizado por grandes comércios. A credibilidade de seu negócio também aumenta ao anunciar em comparadores, através de indicações ou selos de confiança o cliente que já sabe qual produto deseja, escolhe o seu negócio, pois sabe que irá receber o que pediu sem precisar se preocupar com danos ou fraudes. 

Exemplos de comparadores e como eles funcionam: 

Ficou interessado pelos comparadores e deseja os utilizar ? Trazemos abaixo alguns exemplos de comparadores e explicamos a mecânica de cada um para que você escolha o melhor para anunciar ou comprar. 

  1. Buscapé 
Buscapé: um dos principais comparadores de preço

Um dos sites de comparação pioneiros no Brasil, o Buscapé utiliza de uma ferramenta de busca simples, podendo encontrar o item que deseja por categorias ou colocando seu nome na barra de pesquisa. O site trabalha com produtos variados, que vão desde eletrônicos até produtos de decoração e livros. 

Dentro dele além de fazer a conferência dos produtos por preço é oferecido aos compradores faixas de desconto, histórico de valores do produto, alertas de preço e a possibilidade de realizar a transação direto pelo site, o site também elenca os produtos apontando os valores em pequenos comércios. 

 O Buscapé pode ser acessado através do seu site, por sua extensão em navegadores, ou pelo App disponível para sistemas Android e IOS. 

  1. Bondfaro 
Bondfaro: comparador de preço

Assim como o Buscapé o Bondfaro , foi um dos primeiros sites de comparação a funcionar no Brasil e assim como ele oferece a pesquisa de produtos variados. Sua interface também funciona de maneira simples, a mecânica de busca mostra aos clientes possíveis descontos, faixas de preço e onde o produto se encontra, porém direciona o comprador ao site que será realizada a compra.

Diferente de outros sites, o Bondfaro não disponibiliza uma avaliação do fornecedor do produto, porém delega em sua página inicial quais foram os produtos mais procurados dentro do site além de uma ficha técnica e histórico de preço.

  1. Youppi 
Youppi: lista de comparadores de preço

Diferente dos outros comparadores, o Youppi trabalha apenas com serviços voltados para internet e telefonia móvel, através dele é possível encontrar os valores de serviços disponíveis em sua região, os comparar e fazer a contratação direto pelo site. 

Assim como os produtos que vende a mecânica de busca do site também difere, o buscador  trabalha atualmente com as companhias Claro, Oi, Vero, INB Telecom, Tim e Vivo e separa os serviços pela categoria de planos de internet ou planos de celular fazendo a pesquisa através da operadora selecionada. Após escolher é possível verificar quais planos estão disponíveis, a velocidade de megas ou de banda larga e então os preços. 

Uma ferramenta interessante também disponível no site é o teste que mostra aos compradores o plano ideal de acordo com suas necessidades, após responder algumas perguntas a respeito da maneira que pretende usar os serviços de internet ou de celular ele seleciona quais opções de plano estão disponíveis para o seu cep, quais operadoras atuam em sua região e os valores. 

  1. Confie Aqui
Confie Aqui: comparar preços

O Confie Aqui é um comparador de planos desenvolvido pelo site Reclame Aqui, uma das principais características da plataforma é o fato de oferecer a aqueles que o acessam a pontuação da marca segundo as críticas postadas no reclame aqui. 

Após pesquisar pelo produto que deseja adquirir o site assim como os outros irá elencar por preço e marca, sua interface é simples e oferece desde livros a produtos para casa e construção, a compra porém é finalizada na loja que anunciou o produto. A classificação de satisfação dos clientes segundo os parâmetros do site, é mostrada na frente do produto através de emojis e uma nota de 0 à 10, ele também pede a seus usuários que calculem o valor de frete do produto que desejam e mostra qual o total a ser pago antes de a compra ser finalizada no site da loja que o anunciou.   

  1. Zoom 
Zoom: comparador de preços

A plataforma do zoom pode não ser tão atraente aos pequenos varejistas uma vez que dá destaque a lojas grandes já consolidadas no mercado e de grande confiança aos consumidores, sua mecânica de busca se assemelha principalmente a do Buscapé, uma vez que o site pertence a mesma empresa. 

Um diferencial, porém é o fato de o zoom oferecer artigos a respeito de tecnologia, tendo um canal no youtube a respeito deste tópico, o site também confia ao cliente que caso o produto seja danificado há a possibilidade de ressarcimento através da plataforma.

  1. Trivago 

Pelo trivago é possível fazer uma pesquisa personalizada a respeito de valores de viagens, locação de carros, passagens de companhias aéreas, hotéis e até mesmo pacotes de viagens no Brasil e no mundo. 

Diferente dos outros comparadores, a pesquisa realizada pela plataforma da Trivago se dá a partir do tipo de local em que a pessoa deseja se hospedar, o local onde será realizada a viagem (podendo ser Brasil e o mundo) e as avaliações de 0 à 8.5. Conforme se escolhem suas exigências dentro dos filtros da plataforma e o valor máximo que se está disposto a pagar é feita a pesquisa e então delegados em quais lugares, companhias aéreas, resorts e hotéis atendem aos requisitos. 

Você já conhecia ou utiliza algum desses comparadores de preço? Comente logo abaixo!

Fredson

Fredson

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos