Principais estratégias para conquistar um bom rankeamento no Google

Principais estratégias para conquistar um bom rankeamento no Google

A utilização do Google é cada vez mais comum para a realização de pesquisas informacionais, educacionais e até para produtos e serviços. Por esse motivo, investir tempo e capital  em técnicas de SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia bastante efetiva para aumentar o alcance do negócio no universo online e obter um bom rankeamento no Google.

O SEO consiste em um conjunto de técnicas para um bom posicionamento da página na web, tendo como auxílio a leitura dos algoritmos  nos principais mecanismos de busca online, como o Google. 

As ações mais comuns para esta estratégia são a elaboração de conteúdos, SEO on e off page, construção de autoridade no segmento de atuação e otimização da experiência do usuário.

Como o SEO pode ajudar no sucesso dos negócios?

Páginas da web, blogs e sites podem utilizar o SEO para melhorar o marketing digital, aumentando a gama de futuros clientes e alcançando boas posições no ranking orgânico.

Afinal, quanto melhor o posicionamento, maiores serão as oportunidades de aumento de tráfego e, consequentemente, a popularidade das empresas e marcas no online.

O bom desempenho com o SEO acontece mediante as pesquisas que os usuários realizam nos buscadores. 

Isto posto, apostar em técnicas que impactam diretamente o algoritmo dos buscadores é uma maneira de otimizar a leitura dos motores de busca de forma adequada. 

Para ocorrer o rankeamento é preciso que haja a inserção de palavras-chave, por exemplo, na barra de pesquisa e nos materiais, conforme o nicho de atuação e objetivos da estratégia. Contudo, como visto antes, outras ações também podem ser utilizadas.

Fatores de rankeamento e sua importância 

O Google é o buscador mais utilizado pelas pessoas, empresas e marcas para solucionar dúvidas e compartilhar materiais.

Assim, para organizar tanto conteúdo, a ferramenta possui um fator de rankeamento muito específico, com um algoritmo complexo que organiza a ordem de relevância de um site com base na qualidade do site/conteúdo, relevância, se o site é seguro, materiais compartilhados e até o comportamento do usuário.

Com isso, o principal objetivo da ferramenta é mostrar as melhores respostas aos usuários conforme a sua dúvida, em ordem que acreditam ser mais efetivos para esclarecer a pesquisa realizada.

Para esse ranqueamento, os principais fatores são:

  • Domínio;
  • Regras de algoritmo;
  • Qualidade da página;
  • Velocidade do site;
  • Tipo de conteúdo;
  • Spam on e off page;
  • Interação com usuário.

Estes são apenas alguns exemplos, já que o buscador possui mais de 200 fatores que podem ser considerados para fazer o ranqueamento. 

Ainda em relação a esse processo de organização dos sites, e fatores que precisam ser levados em consideração ao construir os conteúdos, páginas e descrições de produtos, os aspectos considerados mais importantes para conseguir bons resultados são: 

  • Relevância dos links; 
  • Autoridade de domínio; 
  • Tamanho do conteúdo;
  • Originalidade e qualidade dos materiais;
  • Uso de palavras-chave no título e no conteúdo;
  • Usabilidade da página;
  • Presença de arquivos multimídia.

SEO on e off page

Técnicas on e off page são muito importantes e devem ser utilizadas para impulsionar os sites e blogs. 

O On page, por exemplo, ajuda na otimização na parte interna do site, algo que contribui para o bom rankeamento no buscador de pesquisa.

Alguns fatores na arquitetura do site também podem ajudar como: título e descrição (meta description), URL, uso de palavras-chave em todo o conteúdo e links internos.

Já o Off page são atividades feitas fora do site, ou seja, no ambiente externo, mas que impactam diretamente no posicionamento orgânico. 

As técnicas mais utilizadas são o link building, uso de redes sociais, caixa de assinatura RSS (Rich Site Summary) e compartilhamento de conteúdos em diversas plataformas.

Os principais benefícios das estratégias de SEO consiste em:

  • Acessível para empresas e marcas;
  • Melhora a experiência do usuário;
  • Auxilia na velocidade dos sites;
  • Ajuda na credibilidade nas redes sociais;
  • Facilita a busca de conteúdos para as pessoas em diferentes canais.

SEO e redes sociais

Como pode ser percebido, as redes sociais são uma importante ferramenta de marketing e relacionamento com o cliente, contribuindo para a melhora das vendas e da imagem das empresas e marcas. 

Deste modo, aliar o SEO aos anúncios pagos e a presença nessas mídias é um jeito de aumentar a visibilidade e o sucesso do negócio.

A ferramenta Google Ads, por exemplo, possui diversos recursos que podem ajudar na elaboração de propagandas criativas. Nesse ponto, a grande questão que pode surgir é: como anunciar no Google Ads?

Com uma conta no Google que pode ser criada em segundos e escolhendo o melhor método de pagamento (boleto ou cartão de crédito), os profissionais podem desenvolver anúncios, de forma simples e rápida, graças ao funcionamento intuitivo da plataforma.

Instagram e Facebook também possuem plataformas Ads que podem ser utilizadas para destacar o conteúdo de qualidade, elaborado com as técnicas de SEO.

O Instagram Ads permite criar anúncios em formatos de fotos, carrossel e vídeos para serem vinculados nos stories ou posts no feed.

Já o Facebook tem o seu espaço Ads para o desenvolvimento de campanhas com diferentes formatos e mídias, abarcando as demais redes que pertencem ao Facebook. 

Por conta disso, muitos pensam em como funciona o Facebook Ads e sua criação de anúncios, acreditando ser algo mais complexo.

Contudo, o processo criativo é fácil e rápido, promovendo opções que permitem especificar o público que se deseja alcançar, o formato da publicidade e até o valor que se deseja investir, bem como o método que a cobrança será feita. 

Com isso, as empresas e marcas usufruem o melhor deste recurso para destacar os seus conteúdos conforme o público-alvo e orçamento disponível, além de poderem acompanhar os resultados de cada campanha, otimizando as ações.

Confira também: Como criar um site WordPress

Portanto, o uso do SEO no marketing do seu negócio é uma excelente maneira para o rankeamento do site e uma forma estratégica para ganhar espaço na área de atuação, com credibilidade e conteúdo de qualidade, atraindo e fidelizando o público.

Fredson

Fredson

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