Por que é importante Analisar as Métricas do meu Site?

Por que é importante Analisar as Métricas do meu Site?

Por que é importante Analisar as Métricas do meu Site? Confira quais são as principais métricas que você precisa observar e como utilizá-las para melhorar a performance do site.

Atualmente, o que for o seu produto ou serviço, a internet será uma grande vitrine para potencializar as suas vendas, trazendo mais público e consolidando a sua marca.

Podemos considerar que cada vez mais brasileiros possuem acesso à internet e as próprias características da rede, como: agilidade, redução das barreiras geográficas brasileiras, facilidade de venda e inovação para vender mais, ela é uma excelente ferramenta, que será muito potente para impulsionar cada vez mais os seus projetos.

Porém, a internet, sozinha, não traz nenhum resultado em si. Nada adianta criar um site, um e-commerce ou um canal de vídeos e esperar que tudo vai se tornar sucedido.

Com o objetivo de alcançar resultados cada vez mais expressivos em qualquer campo ou estratégia, será preciso compreender como essa área funciona.

Um dos trabalhos que podemos destacar como sendo um dos mais importantes para obter sucesso em seu site será a análise de métricas, elas são essenciais para verificar sobre o funcionamento do seu site, informando assim o que precisa ser melhorado. Portanto, você deve ter em mente a importância das métricas para o seu site, com ela você terá acesso ao controle do sucesso na sua área digital.

Além de compreender sobre a importância das métricas, é fundamental você ter os conhecimentos do marketing e de informática, portanto, faça um Curso de Informática e um de Marketing.

Todas as métricas devem sempre estar afinadas com todos os objetivos do seu negócio, pois elas vão possibilitar que o site trabalhe em grande sintonia perfeita com a empresa. Assim, elas não serão apenas para medir o site, como sendo um grandes investimentos da organização.

Então, continue neste artigo e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

A importância de uma análise métricas

Analisar as métricas do meu site
Imagrm: pexels.com

Todos os os sites corporativos surgiram com a mesma interface digital, com o objetivo de atrair novos clientes e realizar assim cada vez mais novos negócios. Hoje em dia, uma boa interface digital se tornou crucial para qualquer empreendimento.

Definir e analisar as métricas será um dos passos essenciais para que o site atinja uma excelente qualidade e atinja todos os objetivos desejados. Com a análise vai aumentar a eficiência digital e diminuir também os custos e os prejuízos, como, por exemplo: a perda de clientes devido ao site estar mal projetado.

As principais métricas para os sites

Há diversas métricas disponíveis para a análise dos sites. O ideal é sempre começar com algumas e com o tempo ir ajustando aos poucos. Conforme vai evoluindo o seu trabalho você pode aumentar as métricas.

Com o objetivo de ajudá-los, neste artigo você verá as melhores e as mais usadas métricas.

Visitas

Podemos definir que as visitas são as métricas mais vistas pelos gestores dos sites. Dentre dessa métrica, as mais importantes são as visitas únicas. Esses números são muito importantes pois eles vão representar o tamanho do público que você está atraindo cada vez mais. 

Vamos lhe passar um exemplo, se um usuário X acessa o seu site uma única vez, e o usuário Y acessa cinco vezes, você terá no total seis visitas, porém somente dois visitantes únicos. Com o objetivo que as ações digitais surtam um bom efeito, elas precisam ser vistas, por tanto, as visitas únicas são os primeiros números que você deverá sempre mensurar.

Origens

As origens vão lhe mostrar de onde as visitas vêm, rastreando assim se elas são oriundas de outros sites, das redes sociais ou de outro lugar.

Portanto, quando se compreende de onde vem o seu público, será possível verificar qual será a ação digital que terá mais efeito.

Páginas por Sessão

Essa será a quantidade média das suas páginas visualizadas por cada visita feita. Através desse indicador você compreenderá se está conseguindo manter a atenção do seu visitante.

Duração média da Sessão

Com o tempo médio de duração de cada visita, você permitirá compreender se o seu conteúdo está sendo lido e, consequentemente, se ele é útil ao visitante. Se ele não for, ele irá parar a leitura e sairá do seu site.

A taxa de rejeição

Esse dado vai mensurar quantas pessoas acessam o site e quantas saem dele rapidamente. Essa métrica vai abordar se o usuário não encontrou o que ele estava procurando, ou não teve uma boa experiência.

Portanto, reduzir a taxa de rejeição será extremamente fundamental para melhorar o seu site, pois cada visitante perdido será uma oportunidade totalmente perdida.

Conversão

Podemos definir que essa vai se tratar de uma das métricas mais importantes para o seu negócio. A conversão será quando um usuário vai realizar alguma ação que seja muito importante, como, por exemplo: venda, cadastro, assinatura de um curso, entre outros.

A taxa de conversão vai medir o sucesso dessas ações e permitindo assim que você veja o quão bem-sucedido será o seu site.

O que é Analytics?

Atualmente, existem diversas ferramentas de Analytics e de Vídeo Analytics que tem como objetivo permitir que você possa analisar os mais variados resultados. Com ela você vai conseguir buscar e alavancar o seu negócio de forma que seja mais eficiente e, consequentemente, será baseada em dados.

A ferramenta de analytics, vai se referir aos dados e as análises.

De forma geral, essa ferramenta vai retirar todas as informações de acesso do seu site e oferecer estatísticas que são altamente relevantes para sua estratégia.

Dentro de uma ferramenta de analytics, haverá diversos dados e, às vezes, a interpretação deles não será tão intuitiva assim. Porém, não tenha medo, com um pouco de pesquisa e prática, você irá conseguir dominar essa ferramenta da melhor forma, e assim poderá usar na sua empresa.

Para usar o programa você deve ter conhecimentos básicos sobre informática, portanto, indicamos que você faça um Curso de Informática, e assim melhore os seus conhecimentos sobre o assunto.

Depois de ler sobre por que é importante analisar as métricas do meu site, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Fredson

Fredson

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos