Skip to content
Início » Limpeza empresarial: equipe interna ou terceirizada?

Limpeza empresarial: equipe interna ou terceirizada?

Limpeza empresarial

Descubra agora se o melhor é ter seus próprios funcionários ou contratar uma empresa especializada para a limpeza empresarial.

Não importa o segmento do seu negócio, a limpeza é crucial tanto para manter a organização do local de trabalho quanto para oferecer boas condições a colaboradores e clientes. Você, no lugar deles, comeria em um restaurante em que a higiene não parece ok? Compraria em uma loja em que a poeira é evidente nas prateleiras?

Pois é, no aspecto limpeza empresarial, nenhum dono de comércio pode deixar a desejar. Ter os produtos certos e um cronograma rigoroso é parte fundamental desse processo.

Mas uma dúvida que muita gente tem: é mais vantajoso ter uma equipe ou contratar uma empresa terceirizada para cuidar da limpeza do seu negócio? É sobre isso que vamos falar agora!

A importância da limpeza empresarial

A importância da limpeza da empresa passa por vários pontos: desde a facilidade da organização e produtividade da equipe até mesmo à imagem que o seu negócio passa aos clientes, visitantes e fornecedores em geral.

Bom, quando você mantém tudo no lugar e o cronograma de limpeza em dia, é muito mais fácil encontrar as mercadorias. Atualmente existem até aplicativos que ajuda a gerenciar a organização.

Ou seja, acaba sendo uma ótima economia de tempo para seus funcionários na hora de buscar produtos e atender os clientes.

Isso já é visto com bons olhos pelo cliente, mas outro ponto de grande relevância é o primeiro impacto. Uma loja sempre limpa causa boa impressão de cara. A pessoa passa, olha a vitrine, a organização e o aspecto de limpeza quase de forma inconsciente. É uma ação involuntária do cérebro que já dá a ideia de um lugar bom ou ruim para estar e fazer compras.

Mas outros pontos também vêm à tona quando o assunto é limpeza. São eles:

  • saúde;
  • segurança sanitária;
  • produtividade da equipe;
  • boa reputação a longo prazo.

Ou seja, não é uma questão para ser deixada para depois. Na hora de montar seu comércio e estabelecer como será o atendimento, a limpeza já deve ser pensada.

Veja agora qual a melhor opção para você: ter uma equipe própria ou terceirizada. Essa, na verdade, não é uma questão simples. Para decidir, é preciso considerar o tamanho da sua empresa, quantidade de funcionários, quais os gastos com cada um dos serviços, etc.

O que observar na contratação da equipe interna de limpeza

Para ter uma equipe interna, você precisa investir em produtos de limpeza, treinamento e ter um cronograma bem detalhado. No mais, é necessário ter um supervisor para conferir se todo o trabalho está sendo feito como o desejado na hora da contratação.

Dessa forma, a grande vantagem é que o controle é maior. Assim, você terá essas pessoas todos os dias na empresa e sabe que elas estão disponíveis para esse trabalho. Ou seja, é um comprometimento maior com o seu negócio e com os imprevistos que surgem.

Como você pôde observar, aqui, os custos englobam tanto a mão de obra quanto os produtos de limpeza. Então, os encargos trabalhistas estarão incluídos.

O que observar na contratação da equipe terceirizada

A equipe terceirizada já vem treinada, normalmente com todos os produtos de limpeza a tiracolo, com um foco no que for acordado no contrato. Então, você poderá contar com a agilidade e rapidez que um serviço profissional pode oferecer.

No entanto, o contrato normalmente prevê dias de trabalho. Assim, a equipe deve comparecer no dia marcado, fazer o serviço e pronto. Se qualquer imprevisto surgir, uma nova diária deverá ser paga.

Já em relação a questões administrativas assim, você fica livre. Seu contrato é com a empresa terceirizada, você paga a taxa de serviço deles e nada mais.

Então, o que vale a pena?

Bom, para saber o que compensa ou não, então, você precisa colocar tudo na ponta do lápis, o primeiro ponto é sobre os produtos de limpeza. Você vai precisar comprá-los de qualquer forma, pois não tem como uma empresa não ter o básico, como papel, sabão, álcool em gel, etc.

Esses produtos podem ser comprados em maior quantidade, para uso por mais tempo, com fornecedores e, por consequência, têm preços menores.

No mais, faça as seguintes perguntas:

  • Preciso de limpeza todos os dias?
  • Há partes da empresa que necessitam de limpeza especializada?
  • Quantos funcionários eu precisaria na equipe de limpeza?
  • Tenho trabalho suficiente para manter uma equipe ocupada?
  • Quais os custos com contrato com a empresa terceirizada?
  • Tenho alguém para montar e acompanhar o cronograma de limpeza?

Pensando nisso, as respostas são imediatas. Saiba quantas pessoas você precisará, quais os custos trabalhistas e compare com o contrato com a empresa de limpeza.

Confira também: como está o mercado de e-commerce de pet shop no Brasil?

O que vale mesmo é não deixar seu negócio desleixado e com a higiene a desejar. Então, percebeu a importância da limpeza empresarial para a otimização e produtividade?