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Dicas para implementar jogos corporativos em sua empresa

Dicas para implementar jogos corporativos em sua empresa

Engajar uma equipe não é uma tarefa nada simples. Encontrar um denominador comum entre os colaboradores que vá além das paredes do escritório, muitas vezes, exige mais do que tarefas cotidianas e treinamentos pontuais.

Mas você sabia que existe uma forma de resolver essa questão de forma leve, espontânea, significativa e muito divertida?

Trata-se dos jogos corporativos, que são uma tendência adotada por diversas organizações com o objetivo de estimular o aprendizado dos colaboradores acerca de determinado assunto e também a melhora dos relacionamentos interpessoais dentro da empresa. 

Além disso, essa forma de gamificação pode ser uma excelente ferramenta para aumentar a motivação e a produtividade da equipe, gerando um saldo altamente positivo para as organizações que investem nessa forma de treinamento. 

Agregando entretenimento e desenvolvimento de carreiras, os jogos corporativos têm ganhado cada vez mais espaço, deixando de ser algo exclusivo das empresas mais modernas, como startups, e adentrando no território das organizações mais tradicionais. 

Quer saber mais sobre como funcionam os jogos corporativos e quais os benefícios de incorporar essa atividade em sua empresa? Acompanhe esse texto até o final e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Como funcionam os jogos corporativos?

Se engana quem pensa que os jogos corporativos são, em alguma medida, similares aos que jogamos com nossos amigos e familiares em um momento de puta descontração e diversão. 

É verdade, sim, que as atividades propostas pelos games promovem algum tipo de entretenimento, mas os jogos corporativos têm muito mais a ver com a reflexão e a solução de problemas. 

Por meio da simulação de situações desafiadoras e instigantes, as atividades promovem o pensamento crítico e analítico dos colaboradores, incentivando-os a adotar posturas que, dadas as devidas proporções, são muito semelhantes às que seriam adotadas em uma situação real. 

Portanto, nos jogos para empresas, é comum encontrarmos enigmas, soluções de problemas, formulação de estratégias, entre outras habilidades que são necessárias para o dia a dia daquele colaborador. 

Então, saber como surgiram os jogos cooperativos e seu objetivo na empresa é importante para um entendimento melhor do assunto.

A grande sacada dos jogos lúdicos é que, ao estarem inseridos em uma atmosfera lúdica e descontraída, os colaboradores tendem a se soltar mais do que em treinamentos no formato tradicional, comportando-se mais naturalmente e menos de acordo com as expectativas que têm sobre a forma com a qual suas ações serão interpretadas pelos gestores e pares. 

Então, é possível ter acesso ao real “eu” daquele colaborador e da equipe, mapeando e identificando pontos fortes e fracos, para que sejam traçadas estratégias com o intuito de estimular o desenvolvimento profissional de cada um e também o crescimento da empresa como um todo. 

Vale ressaltar que, para que apresentem o resultado esperado, os jogos corporativos devem ser aplicados em um ambiente adequado, e acompanhados por profissionais especializados, que saberão interpretar as situações dispostas e trabalhar a partir delas. 

Ou seja, não basta pegar um jogo de cartas ou de tabuleiro e observar enquanto os funcionários jogam, pois isso não irá trazer benefícios nem no curto, nem no longo prazo.

É preciso ter técnicas específicas de avaliação e utilizar materiais adequados, sempre tendo em vista o propósito daquela ação, que pode ser o aumento da interação entre os colaboradores, a mudança de um comportamento prejudicial, entre outros. 

Dessa forma, podemos concluir que existem os jogos cooperativos e competitivos. No entanto, eles são utilizados para diferentes finalidades.

Quais tipos de jogos podem ser utilizados em empresas?

Como dissemos, existem materiais específicos para aplicação e avaliação de atividades corporativas, então dificilmente trataremos de jogos famosos e comuns ao grande público.

O que podemos afirmar é que, especialmente com a popularização dessa estratégia, o mercado dos jogos de empresa tem crescido consideravelmente e já é possível encontrar diversas opções que se encaixam aos mais diversos objetivos das empresas. 

É possível optar, por exemplo, por jogos cooperativos e competitivos, e a escolha correta deve ser pautada de acordo com quais aspectos da equipe se deseja avaliar, aprimorar ou corrigir. 

No primeiro tipo, como o próprio nome sugere, a ideia é fazer com que os jogadores cooperem entre si para que, juntos, possam atingir o objetivo proposto pela tarefa.

No segundo caso, da competição, o jogo visa demonstrar o quanto as ações de cada competidor são determinantes para seu próprio sucesso ou fracasso, exemplificando o quanto a competição justa pode ser benéfica para o crescimento e desenvolvimento profissional, e como esse comportamento deve ser estimulado de maneira responsável. 

Dentro desses dois grandes universos de jogos temos, ainda, as seguintes subdivisões: 

  1. jogos comportamentais: visam estimular as soft skills do jogador, ou seja, suas habilidades interpessoais e ligadas à inteligência emocional;
  2. jogos de mercado: voltados a simular situações cotidianas do ramo de atuação daquele profissional, como interações com clientes, fornecedores, concorrentes e outros processos relacionados à organização;
  3. jogos de processos: nesse caso, a ideia é aprimorar e avaliar habilidades técnicas, ou seja, as hard skills utilizadas no dia a dia daquele profissional;
  4. jogos funcionais: visam trabalhar com um setor da empresa por vez, ajudando a identificar erros e otimizar processos que podem alavancar o crescimento da empresa;
  5. jogos sistêmicos: essa categoria, por sua vez, tem como objetivo integrar todas as áreas da empresa, alinhando os colaboradores de acordo com missão, visão e valores da organização.

Vale lembrar que esses são alguns exemplos de jogos corporativos para empresa e que é possível propor atividades com outros objetivos e até mesmo combinar um tipo de jogo com outro para atingir o objetivo proposto. 

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Quais são as vantagens que os jogos corporativos oferecem?

E é claro que não podemos deixar de listar os benefícios que os jogos corporativos podem oferecer para você e para sua organização. Dentre eles, podemos citar:

  • Estímulo ao trabalho em equipe;
  • Desenvolvimento de hard e soft skills; 
  • Melhoria no sentimento de pertencimento;
  • Melhoria no clima organizacional;
  • Maior adesão à cultura da empresa;
  • Impacto positivo na motivação dos funcionários.

E muitos outros que, com toda a certeza, irão mudar a forma com a qual você e seus colaboradores se relacionam para melhor.