Skip to content
Início » Como a pandemia impulsionou o mercado de certificados digitais

Como a pandemia impulsionou o mercado de certificados digitais

Como a pandemia impulsionou o mercado de certificados digitais

Não é exagero dizer que a pandemia mudou completamente a nossa vida. Então descubra também como a pandemia impulsionou o mercado de certificados digitais.

Com o distanciamento social imposto pelas tentativas de conter a transmissão do vírus causador da Covid-19, as atividades online se tornaram ainda mais parte de nosso cotidiano, abrangendo as áreas do trabalho, financeira, do entretenimento, entre outras. 

Isso inclui, também, diversos tipos de burocracias e oficializações que passaram a precisar ser feitas remotamente.

Essa necessidade gerou uma preocupação bastante importante: como formalizar documentos de forma remota, com segurança e validade perante a lei?

Uma forma muito simples e eficiente de resolver essa questão é optar pela utilização de certificados digitais, que funcionam como uma forma de autenticar a identidade do usuário no meio digital, viabilizando  atividades jurídicas, fiscais, trabalhistas, entre outras, pela internet.

Para se ter uma ideia do quanto o documento se popularizou durante os anos da pandemia, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) registrou, em junho de 2021, a emissão de 626 mil certificados digitais ICP-Brasil, número que representa uma alta de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

E quem investiu na tecnologia durante os momentos mais críticos da pandemia de covid-19 no Brasil, com certeza pode continuar se beneficiando, mesmo com a retomada das atividades presenciais. 

Afinal, o documento digital é uma excelente forma de economizar tempo e dinheiro, além de ser um avanço importante em termos de tecnologia e segurança. 

Mas você sabe exatamente como funcionam os certificados digitais e em quais situações eles podem ser utilizados?

Veja a seguir mais sobre o assunto!

O que é um certificado digital?

O certificado digital é um documento que funciona por meio de um par de chaves criptográficas que se conectam quando acionadas, fazendo a autenticação da identidade do usuário no meio virtual. 

Uma das chaves é sempre de acesso geral e pode ser compartilhada e a outra é privada, pessoal e intransferível e deve ser mantida sempre em segurança. 

Por conta da tecnologia da criptografia que permite o funcionamento dos certificados digitais, o documento se torna muito seguro, uma vez que todas as transações passam a ser protegidas e codificadas, não podendo ser interceptadas por terceiros e nem utilizadas por pessoas mal intencionadas.

Existem certificados digitais para pessoas físicas (e-CPF) e jurídicas (e-CNPJ) e também aqueles que podem ser utilizados para a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e), comumente usados em empresas de maior porte. 

Além dessa diferenciação, os certificados digitais se distinguem entre si pelo tipo de mídia na qual são disponibilizados, que pode ser virtual ou física. 

No caso das certificações de nível A1, a chave é disponibilizada virtualmente, sendo instalada no repositório de certificados digitais do sistema operacional e do navegador de um dispositivo, como celular e computador

A validade dos certificados digitais A1 é de até 12 meses e é possível pedir a renovação da documentação após esse prazo.

Já as certificações de nível A3 podem ser obtidas no formato de cartões com chip ou token, o que aumenta ainda mais sua portabilidade e versatilidade. Nesse caso, a duração pode ser de até três anos e também é possível renovar o certificado após o vencimento. 

Onde utilizar certificado digital?

Como dissemos, o certificado digital é sinônimo de praticidade e segurança para quem o adota o uso do documento no dia a dia. 

Afinal, não são poucas as atividades que podem ser realizadas com o uso de um certificado digital adequado e, dentre elas, podemos citar:

  • Declaração da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS (para empresas com mais de 11 funcionários);
  • Registros no Caged (para empresas com mais de 20 colaboradores);
  • Download de nota fiscal de entrada;
  • Acesso a portais de governo como e-CAC, Conectividade Social ICP e eSocial;
  • Serviços de cartório eletrônico;
  • Participação em leilões virtuais;
  • Assinatura de contratos à distância;
  • Outorga de procurações online;
  • Entre outras.

Confira também: o que é WhatsApp Aero!

Como solicitar certificado digital?

Se você se interessou e deseja solicitar seu certificado digital, é só procurar por uma autoridade certificadora e de registo autorizada pelo ITI, empresa que será a responsável pela emissão do documento. 

Após a escolha da empresa emissora, é necessário informar todos os dados solicitados e comparecer à videoconferência que será agendada pela empresa, cujo objetivo é confirmar as informações cedidas na solicitação do documento. 

Com a verificação de que tudo está de acordo, basta que você escolha o nível de seu certificado (A1 ou A3), fazer o pagamento das taxas informadas e esperar a emissão de seu documento.

Então, basta seguir as recomendações de segurança e se atentar ao prazo de validade da certificação para poder aproveitar toda a praticidade que um certificado digital oferece para seu dia a dia.