Como funciona o crédito com garantia de investimentos?

Como funciona o crédito com garantia de investimentos?

O crédito com garantia de investimentos é uma modalidade que vem ganhando espaço no mercado. Conheça mais sobre ela!

Antes de buscar uma solução de crédito junto ao mercado é fundamental que o consumidor conheça as opções disponíveis e avalie qual delas melhor se adapta à sua realidade. Ao obter crédito é importante realizar uma análise completa das suas necessidades e capacidade de cumprir com as obrigações assumidas.

Neste contexto, o crédito com garantia de investimentos é uma opção que vale a pena ser conhecida e avaliada, tendo em vista suas características e vantagens. Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais a respeito da modalidade.

O que é o crédito com garantia de investimentos?

Para entender o crédito com garantia de investimentos, primeiro você precisa conhecer o crédito com garantia. A modalidade, também chamada de empréstimo com garantia, é um tipo de crédito em que o tomador do crédito oferece à instituição um bem em garantia.

Esse bem servirá como garantia do cumprimento da obrigação. Desta forma, caso não consiga pagar o valor tomado, o bem será utilizado para cobrir essa obrigação — ele é vendido e o valor utilizado para quitar o saldo inadimplente.

Entre as principais características com relação a outros tipos de empréstimos é que nessa modalidade o cliente pode conseguir acessar juros mais baixos e prazos maiores para pagamento.

Neste contexto, o crédito com garantia de investimento é uma modalidade no qual o tomador oferece um produto de investimento como garantia. Assim, o investimento é bloqueado no valor igual ao que foi solicitado crédito.

Sendo um investimento da mesma instituição que ofereceu o crédito, ele continua rendendo durante o período em que durar o contrato de empréstimo, porém permanece bloqueado para resgate até o cumprimento da obrigação.

Como funciona na prática?

O tomador do crédito analisa as características do contrato de crédito com garantia de investimentos e caso considere vantajoso ele firma a obrigação com a instituição financeira.

A partir daí, cada instituição tem os seus procedimentos que, em geral, incluem a análise do investimento oferecido em garantia, assinatura do contrato, liberação do crédito e bloqueio do saldo do investimento oferecido em garantia.

Quais são as vantagens do crédito com garantia de investimentos?

A principal vantagem do crédito com garantia em investimentos são os juros e o prazo para pagamento. No geral, essa modalidade costuma ser a mais vantajosa com taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento mais longos.

Existem ainda outras vantagens que estão associadas às particularidades de cada instituição financeira, como os prazos mais longos de carência, por exemplo.

Outra vantagem diz respeito a contratação, no geral, esse tipo de empréstimo é liberado rapidamente, podendo o cliente fazer a solicitação diretamente pela internet. Inclusive, se comparado com outros tipos de empréstimo com garantias, como, por exemplo, aquele com garantia de automóvel ou imóvel, o de investimentos é o que tem liberação mais rápida.

Isso acontece porque nos contratos de crédito em que se oferece como garantia um imóvel ou veículo, o banco precisa de um tempo maior para avaliar a situação dos bens e registrar a operação de crédito da documentação dos mesmos, o que pode levar semanas. Já na garantia com investimento, esse procedimento é quase imediato, sendo geralmente feito de um dia para outro.

O que avaliar antes de firmar um contrato de crédito?

Antes de solicitar qualquer tipo de crédito junto a uma instituição financeira é fundamental que o consumidor fique atento a alguns pontos específicos:

  • verifique o seu orçamento e a capacidade financeira de cumprir com a obrigação assumida;
  • analise a taxa de juros e os prazos;
  • verifique qual é o Custo Efetivo Total (CET); e,
  • leia todas as cláusulas do contrato de empréstimo com calma e caso tenha qualquer dúvida solicite esclarecimentos ao banco.

Contar com o suporte de uma instituição financeira de confiança pode fazer toda a diferença. Opte por bancos ou cooperativas de crédito que oferecem um atendimento diferenciado aos seus clientes/cooperados, já que todo o processo de obtenção de crédito e análise de produtos depende de um suporte adequado por parte das instituições financeiras.

Confira também sobre fazer uma transição de carreira

Independente das suas preferências, lembre-se sempre de pesquisar as opções disponíveis, comparando taxas, benefícios e atendimento.

Fredson

Fredson

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Como decorar ambientes externos?

Como decorar ambientes externos?

Ainda que a maior parte das pessoas esteja preocupada com a decoração dos ambientes internos de uma casa, é necessário focar, também, nos ambientes externos. Um loc...

Ler artigo