É momento de você fazer uma transição de carreira?

É momento de você fazer uma transição de carreira?

Será que esse é o momento certo de você fazer uma transição de carreira? Descubra se você pode arriscar agora!

Você está feliz no seu trabalho? Muitas vezes nos deparamos com circunstâncias no meio do caminho que nos fazem repensar os caminhos que estamos seguindo, entre eles, a carreira. Talvez seja hora de mudar, buscar novos ares, apostar em concursos 2022, trocar de profissão. Será que é o momento para você fazer uma transição de carreira?

Uma pesquisa realizada pela Microsoft – Works Trend Index 2021 com 30 mil pessoas em todo o mundo mostrou que 40% dos trabalhadores pensam na ideia de transição de carreira ainda em 2021. Na América Latina, este número é ainda mais expressivo. O estudo afirma que 53% dos entrevistados consideram esta opção.

A pandemia, a crise, as altas taxas de desemprego, todos esses fatores foram importantes para que as pessoas pensassem em trocar de área, buscar novas oportunidades no mercado e, principalmente, empreender.

Além da necessidade de muitos de se recolocar no mercado, a pandemia mostrou um lado que poucas áreas conheciam no trabalho: a flexibilidade de horários e o home office. Trabalhar de casa, perto da família, se tornou uma possibilidade e fez com que muitos profissionais pensassem em buscar essa opção, mesmo quando a pandemia acabar.

Além disso, com o aumento do desemprego, muitas pessoas se viram com a necessidade de buscar coisas novas, desenvolveram ou conheceram talentos escondidos e até mesmo aprimoraram os hobbies para conseguirem sobreviver, e a partir daí, viram a possibilidade de começar algo novo, mudar os rumos da vida profissional e fazer uma transição de carreira.

Mas afinal, o que é transição de carreira?

É o momento no qual a pessoa decide mudar sua área de atuação, seja de forma pensada e organizada, seja pelas circunstâncias, como uma crise ou a movimentação que o mercado tem feito.

Existem movimentos de transição de carreira grandes e pequenos. As maiores consistem em profissionais que mudam totalmente de área, por exemplo, um advogado que para de atuar no mercado para virar empreendedor no ramo alimentício.

Já os movimentos pequenos ocorrem quando o profissional vai para outro setor dentro da área, como um jornalista que troca a redação impressa para trabalhar com o jornalismo digital.

Mudar de carreira é o novo normal?

Ao longo dos anos, é normal que algumas profissões surjam e outras caiam em desuso e até parem de existir. Com a sociedade moderna e a digitalização, esse processo se tornou ainda mais acelerado.

Muitas profissões que faziam parte da rotina passaram a ser substituídas por máquinas, como os telefonistas e o operador de mimeógrafo. Além disso, outras foram acrescentadas ao momento em que vivemos, como técnico da informação, engenheiro de cibersegurança e cientista de dados.

Por esse movimento de mercado, tornou-se ainda mais importante estar disposto a conhecer novas frentes de negócio; com isso, há mais possibilidades de atuação e de mudanças de carreira. Uma pesquisa feita pela empresa Re:Trabalho, em 2020, mostrou que 63% das pessoas já mudaram de carreira ao longo da vida; dos que não mudaram, 48% ainda pretendem.

A ideia, agora, é que as pessoas busquem empregos que sejam alinhados aos interesses e propósitos da vida. Ou seja, os profissionais buscam áreas de negócios em que se sintam realizados e completos.

Será que esta é a hora de mudar de carreira?

Não há um momento exato para mudar o rumo da vida profissional. A situação ideal depende das circunstâncias em que você está vivendo, da felicidade e da realização no trabalho e na vida pessoal, além da realidade do mercado. Para saber se é o momento ideal, é preciso ter alguns passos em mente.

1. Tenha um bom planejamento financeiro

É preciso ter uma renda extra guardada para manter a estabilidade no primeiro momento, o de busca pelo trabalho na nova área.

Confira também: Como Montar um Escritório em Casa com Pouca Grana?

2. Autoconhecimento é tudo

Pense bastante antes de colocar a ideia em prática, entenda seus valores e propósitos. Ninguém te conhece melhor do que você mesmo. Tenha certeza de que isso é uma necessidade ou desejo e não uma pressão externa.

3. Prepare-se

Antes de abrir mão do que tem hoje, estude o mercado da nova área, veja se há possibilidades para você entrar. Qualifique-se e esteja certo de que está pronto para trabalhar na nova carreira. A preparação é fundamental para que você não se frustre futuramente.

Fredson

Fredson

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos