Skip to content
Início » Ataques cibernéticos: como evitar?

Ataques cibernéticos: como evitar?

Ataques cibernéticos: como evitar

Ataques cibernéticos são uma constante ameaça para organizações em geral. Segundo a Forrester Research, 42% das empresas que sofreram um ataque disseram que estes resultam de um software explorado.

Assim, a prevenção é a melhor forma de conter os danos de um ataque e, principalmente, evitar ser vítima de um.

Por isso, organizamos as principais medidas de precaução contra ataques cibernéticos. Elas podem ser adotadas de forma individual ou coletiva e são incentivadas por especialistas em segurança da informação como Norton e Fortinet.

Tenha um programa de segurança da informação

Um programa de segurança da informação é um conjunto de práticas que a organização implementa para proteger seus dados de ataques cibernéticos.

Estabelecer um cronograma com os principais procedimentos preventivos e alinhar a equipe com conhecimentos de detecção e mitigação de ciberataques é o primeiro passo para melhorar a segurança e ajudar os membros a adquirirem um entendimento integral sobre a infraestrutura.

Com constância, o programa ganha experiência e pode passar a adotar procedimentos avançados como, por exemplo: avaliação de riscos, monitoração de vulnerabilidades e mitigação de ataques.

Agora que você conhece os benefícios de adotar um programa de segurança da informação, confira medidas simples e aparatos necessários para iniciar o projeto:

Adote medidas preventivas de segurança

Uma pesquisa da Veracode indica que 76% das aplicações de software possuem vulnerabilidades. Ou seja, o sistema precisa de constante vigilância para evitar ataques cibernéticos.

Os principais procedimentos de segurança que usuários comuns e membros de grandes corporações devem adotar são:

  • Evite clicar em links ou anexos de procedência duvidosa
  • Preserve sua identidade por não compartilhar senhas
  • Faça o backup de seus dados constantemente
  • Mantenha todos os softwares em seu computador atualizados
  • Dê preferência por navegar em sites seguros (que começam com HTTPS)
  • Tenha cuidado com as informações que compartilha em perfil e mídia social e esteja atento aos sites em que se inscreve.

Essas são atitudes práticas que podemos implementar no cotidiano. Medidas preventivas abrangentes exigem sistemas eficientes e padrões rigorosos. Nesse sentido, confira o principal aparato de proteção contra ciberataques:

Antivírus

Segundo a Norton, um antivírus não impede todos os tipos de ataques cibernéticos e ainda assim é um trunfo para preveni-los. Um computador possui vulnerabilidades que podem ser exploradas por sistemas externos como ponto de acesso a um ataque. 

Assim, mesmo a intrusão mais inofensiva explora uma vulnerabilidade, por deixar vestígios de que o computador foi infiltrado, abrindo a porta para ataques piores.

O antivírus bloqueia os acessos suspeitos ao sistema e combate ameaças contra dados, redes, outros computadores ou que procuram manter controle remoto do sistema.

Firewall

O firewall, por outro lado, foi projetado para proteger a rede, bloqueando todo o tráfego ruim (possíveis ataques cibernéticos) e permitindo o fluxo de “tráfego amigo”. 

Um sistema com firewall analisa o tráfego de rede com base em regras. Dessa forma, aceita apenas as conexões de entrada que suas configurações permitem. Assim, podemos compará-lo com um guarda de tráfego no ponto de entrada ou porta do seu computador.  

Senhas criptografadas 

A criptografia preserva dados sensíveis ao convertê-los em informação ilegível para pessoas indesejadas. O usuário, por exemplo, se depara com este método durante o cadastro da senha quando o sistema estabelece os critérios como:

  • Mínimo de 8 caracteres
  • Pelo menos uma letra maiúscula
  • Pelo menos uma letra minúscula
  • Pelo menos um caractere especial

Os sistemas estabelecem padrões rigorosos porque tanto a natureza quanto o ser humano não gostam de desperdiçar energia.  Há registros de pessoas que utilizam senhas que aparentam serem seguras porque na verdade são óbvias, como: a sequência padrão dos números (1234…), data de aniversário e etc.

Senhas assim podem ser decifradas por hackers. Se o usuário não tem o hábito de criar uma senha diferente para cada site, as chances de acontecer um ataque cibernético aumentam.

Descubra também: vantagens de se trabalhar em casa

Contrate profissionais capacitados na defesa cibernética

Os procedimentos de segurança da informação são tão singulares quanto as organizações que precisam deles. Assim, profissionais de cibersegurança ganham cada vez mais importância. Empresas que investem na defesa cibernética correm menos risco de terem seus dados sequestrados por criminosos.

Assim, as empresas ganham a confiança dos seus clientes, o que faz com que o investimento na segurança da informação tenha ótimos retornos.

Apenas uma simples limpeza no computador não é a solução, portanto, podemos concluir que um profissional capacitado e medidas preventivas são uma combinação eficiente para garantir a segurança de uma corporação de ataques cibernéticos.