De quanto em quanto tempo deve ser feita a limpeza do seu computador?

De quanto em quanto tempo deve ser feita a limpeza do seu computador?

A limpeza do seu computador certamente é um tópico que gera preocupação, especialmente quando o equipamento passa a apresentar problemas.

Seja por excesso de arquivos, histórico lotado ou até mesmo por softwares ineficientes, um computador sem limpeza pode acabar perdendo boa parte de sua eficiência.

Mas, como é possível resolver esse problema? De que maneira deve ser feita essa limpeza, sem que se comprometa a qualidade do equipamento?

Se estas e outras dúvidas fazem parte de sua rotina nesse assunto, saiba que no material de hoje será possível sanar todas elas.

Então, se deseja aprender tudo sobre a limpeza do seu computador, continue conosco e acompanhe a leitura!

Por que é importante manter a limpeza do computador?

Se você já comprou um computador, sem dúvidas sabe a felicidade que é utilizar um equipamento novo, uma vez que ele vem 100% funcional, não apresentando qualquer erro ou lentidão.

Mas, infelizmente essa situação não é permanente, visto que com certo tempo de uso, praticamente todos os equipamentos do mercado passam a apresentar alguns defeitos de funcionalidade, especialmente ligados à lentidão e erros de execução.

Limpar dados do computador
Imagem: Pexels.com

Tudo isso não ocorre em virtude da falta de qualidade do computador, ou porque (como muitos dizem) a indústria faz de propósito, para que tenhamos que comprar outro em pouco tempo.

A verdadeira razão para a baixa na eficiência, se deve justamente ao excesso de dados no computador, o que inclui pastas, arquivos, downloads, informações, navegador sobrecarregado e tantas outras coisas.

A boa notícia é que a resolução deste problema não está em uma assistência técnica e muito menos na compra de outro computador, uma vez que basta realizar a limpeza do seu equipamento com certa regularidade.

Quando falamos em limpeza não nos referimos àquela feita com sabão e pano úmido, e sim à eliminação de todos esses problemas que falamos no parágrafo anterior,

Confira: qual nível de maturidade no marketing digital está a sua empresa

E, diferente do que muitos acreditam, essa limpeza não é muito complicada, podendo ser feita pelo próprio dono do computador, e o período ideal varia de 15 a 30 dias.

Dicas para uma limpeza adequada 

No tópico anterior foi possível entender por qual razão se faz tão necessária a limpeza constante do seu computador.

Além disso, também evidenciamos que não é preciso levar a um profissional especializado para fazê-la, uma vez que você mesmo pode realizar a limpeza, com alguns procedimentos simples.

Mas, quais procedimentos são esses? Por que devem ser realizados? São complicados de cumprir?

Se este tipo de preocupação está em sua mente, fique calmo (a), pois a seguir veremos algumas dicas para limpar o computador de forma 100% segura e eficiente.

1. Verifique o histórico do seu navegador 

Essa primeira dica é vista por muitos como algo bobo, afinal de contas, como o histórico do navegador poderia interferir na funcionalidade do computador?

Para entender isso, basta pensarmos que o computador funciona através do armazenamento e uso de dados, e o histórico do computador é composto basicamente por dados e informações sobre sua atividade no equipamento.

Sendo assim, chega um momento em que o seu histórico está tão cheio de informações, que o navegador passa a gerar lentidão e erros de execução do equipamento.

Você duvida? Então, basta se lembrar das vezes em que abriu o navegador, ficou carregando um tempão e logo em seguida apareceu mensagens do tipo “não foi possível executar” e o mesmo foi encerrado.

Tudo isso ocorreu pelo excesso de informações no histórico, portanto, busque avaliar e eliminar informações das quais não necessita.

Dessa forma, seu computador ficará muito mais leve, e deixará de apresentar erros do gênero.

2. Elimine arquivos antigos e inutilizados 

Atire a primeira pedra quem não tem aquela pasta no computador repleta de documentos, fotos e downloads que nunca usa, mas que sempre deixa lá, por pena de apagar.

Se você acaba de se identificar, saiba que não está sozinho (a), já que praticamente todos nós temos esse tipo de conteúdo em nossa área de trabalho.

Mas, é importante sabermos que é este tipo de coisa que acaba gerando lentidão, e enchendo a memória do computador.

Por isso, devemos aplicar o desapego, e remover todo tipo de pasta e/ou arquivo que não tenha nenhuma função importante em seu dia a dia.

Até porque, atualmente temos programas como o Google Drive, especialmente pensado para que você armazene suas coisas, sem ocupar espaço do equipamento.

3. Cheque os programas e aplicativos instalados 

Você sabia que muitos programas e softwares acabam apresentando problemas de funcionalidade, depois de um tempo de instalados?

Isso ocorre justamente por conta de atualizações mal executadas ou por problemas de memória do equipamento.

A questão é que esses problemas de funcionalidade não geram prejuízos apenas ao próprio programa, uma vez que interferem também no funcionamento do computador.

Por essa razão, durante a limpeza é importante verificar se os softwares e programas estão funcionando adequadamente, a fim de eliminar e/ou corrigir qualquer erro.

Caso tenha dúvidas, um bom curso de informática pode te ajudar a trabalhar com este tipo de coisa, uma vez que o conteúdo também ensina a manipular e corrigir os erros de softwares.

4. Conte com softwares para te ajudar na limpeza

Essa dica é especial para aqueles que desejam algo prático, que faça o trabalho praticamente sozinho, uma vez que é justamente isso que os softwares de limpeza prometem.

Na internet podemos encontrar uma série de programas especializados na limpeza do computador.

Este tipo de software atua eliminando riscos e erros, além de evidenciar pastas e arquivos pouco utilizados ou até mesmo que sejam duplicados ou vazios.

Além disso, eles também apresentam quais os focos de erros do seu equipamento, mostrando quais recursos causam lentidão, assim como os programas que demonstram erros de execução.

Mas, vale lembrar que nem sempre esta opção elimina todos os erros, uma vez que uma limpeza “manual” tende a ser muito mais focada, e em um curso de informática você aprende a fazê-la com perfeição.

Então, agora que sabemos tudo sobre a limpeza do seu computador, o que acha de começar a fazê-la o quanto antes, e assim garantir que o seu equipamento funcione com perfeição?

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Fredson

Fredson

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.