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Entenda em qual nível de maturidade no marketing digital está a sua empresa

Maturidade no Marketing digital

As inovações tecnológicas implementadas no mundo moderno tem exigido que as empresas tenham maturidade no marketing digital cada vez mais cedo. 

Isso porque é preciso entender o mercado consumidor, as habilidades e transformações pelas quais ele passa, e todo o cenário que se abre para que as empresas possam explorar da melhor forma possível.

O atendimento ao cliente se torna cada vez mais tecnológico, com ferramentas digitais que promovem uma interação mais precisa por meio de aplicativos que utilizam a inteligência artificial.

Para poder atender o cliente da melhor forma possível ao longo da jornada da compra, e também para não perder território para a concorrência, as empresas precisam investir em tecnologia, e consequentemente, em todo o marketing digital que isso envolve.

Maturidade no Marketing digital
Fonte da imagem: pexels.com

O investimento no amadurecimento digital ajuda as empresas a coletarem dados apropriados para ajudar em decisões voltadas para o mercado consumidor. 

Assim os empreendimentos, seja qual forem os objetivos e finalidades, podem se destacar no mercado consumidor. 

Há medidas que podem ser adotadas, além de 5 inovações que podem ser aplicadas no ambiente de trabalho que estão relacionadas à tecnologia e podem ajudar quem quer fazer a diferença no mundo dos negócios. 

  1. Aplicação de Inteligência Artificial

A Inteligência artificial pode emular situações cotidianas dentro da realidade de cada empresa. 

Isso já pode ser encontrado no setor industrial, em que as empresas que fazem adequação NR 12 empregam a padronização das máquinas para reforçar a segurança no ambiente de trabalho.

Nesse sentido, a automação industrial pode ser reproduzida em outros setores que incluem sistemas diferenciados, tanto pela segurança em si quanto pelo comportamento de máquinas e equipamentos.

São predicados que visam o emprego de chatbots inteligentes que direcionam o cliente em toda a jornada de compra, de maneira segura para evitar fraudes ou problemas com o sistema de pagamento digital.

Além disso, a inteligência artificial pode empregar técnicas que ajudam a segmentar o público-alvo.

Realizando assim, análise de dados que podem detectar entre tantos consumidores o que está interessado na cama casal unibox para aqueles que procuram móveis para quarto infantil.

Com a implementação da inteligência artificial dentro da realidade da empresa é possível fazer captação de informações de clientes utilizando as ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) e inbound marketing, promovendo:

  • Navegação contínua para compra;
  • Produtividade da equipe de vendas;
  • Equipamentos modernos e atualizados;
  • Custo-benefício atrativo.

No fim, é possível customizar as experiências dentro da jornada da compra, de maneira personalizada, sem qualquer vínculo humano caso não apresente necessidade.

  1. Melhoria no atendimento de assistentes virtuais

A programação de computador ajuda a proporcionar uma experiência única em atendimentos que demandam tecnologia avançada dentro da maturidade do marketing digital. 

Os clientes são recepcionados por meio de chatbots que permitem tirar dúvidas e receber informações diretas, como o valor transferência de veículo PR despachante ou receber o cardápio de um restaurante após o primeiro contato via mensageiro. 

A ideia principal é disponibilizar de forma direta informações básicas e que podem ser disponibilizadas de maneira apropriada, sem qualquer contato com um atendente humano. 

Essa centralização de autoatendimento tem grande alcance no setor bancário, por exemplo.

Assim fica mais fácil para o consumidor fazer o cadastro em uma empresa, verificar os produtos e serviços disponíveis, gerenciar os pedidos, tudo sem necessitar de um contato direto com um funcionário.

Para as empresas é possível acompanhar todo o trajeto do cliente, além de ficar mais fácil aplicar uma pesquisa de satisfação e receber críticas, elogios e melhorias que podem ser implementadas.

  1. Estratégia omnichannel disponibiliza vários canais

A abertura de diversos canais de comunicação entre a empresa e o consumidor é essencial e faz parte da estratégia omnichannel que expande a questão de maturidade no marketing digital.

A partir do momento que uma empresa realiza a venda de uma câmara fria restaurante preço de custo direto ao cliente.

Ela precisa abrir os canais para que possa oferecer outros serviços que estão atrelados ao modelo de negócio aplicado no mercado. 

A estratégia de omnichannel promove o envolvimento de uma marca empresarial e estabelece um relacionamento íntimo quando se trata de atendimento ao cliente. 

Os contatos podem ser múltiplos, mas o resultado final deve ser satisfatório para ambas as partes. 

Essa otimização permite que seja feito um suporte técnico, no exemplo em questão, em tempo real, com automatização de pontos de contato multitarefas, dentro de um sistema dinâmico de comunicação.

Quando chega o momento de fazer a montagem de câmara fria preço do serviço pode ser embutido em todo o processo, sendo apresentado desde o primeiro ponto de interesse detectado no histórico construído entre cliente e empresa.

Para a empresa é possível verificar toda a trajetória do cliente, demonstrando ações proativas e reativas que podem ser apresentadas de acordo com o sistema de atendimento selecionado desde o início, e assim por diante, até o término das tratativas.

Esse modelo de maturidade do marketing digital demanda uma autonomia em conformidade com a disponibilidade do cliente, até mesmo quando for preciso uma assistência técnica.

Desse modo, é possível estabelecer o profissional mais próximo que pode fazer o atendimento no local, com um pirômetro digital à mão.

Para assim, verificar a temperatura interna da câmara fria e detectar o defeito a partir de estudo e pesquisa sobre as condições do equipamento.

Assim a experiência do cliente pode se voltar, mais uma vez, para os canais disponíveis pela estratégia omnichannel adotada e identificar se todos os problemas foram resolvidos. 

Tudo devidamente registrado e armazenado para ser utilizado em um funil de vendas, se necessário.

  1. Desenvolvimento de aplicativos em planejamento

A devida comunicação implementada pela empresa e continuamente utilizada pelo público consumidor tem se ampliado em diversos dispositivos eletrônicos disponíveis para a população.

Sendo assim, torna-se prioritário investir em um planejamento de comunicação voltado para a maturidade do marketing digital, o desenvolvimento de um aplicativo personalizado e exclusivo da empresa, além da presença em marketplaces.

Um restaurante que precisa de um serviço de dedetização RJ Zona Norte pode fazer o contato de maneira direta, tendo à disposição todas as informações com alguns cliques realizados após o acesso a um aplicativo instalado no celular. 

Para a empresa é uma forma de criar oportunidades de negócios que ficam aquém quando não há um investimento adequado no marketing digital ou qualquer outro modelo de divulgação dos serviços oferecidos para o mercado consumidor.

Por parte dos clientes, é uma forma de receber todas as orientações necessárias para que possa fazer todo o contrato de trabalho, de maneira fácil e imediata.

  1. Compartilhamento de dados na Internet das Coisas

A tecnologia está presente em bilhões de equipamentos eletrônicos, de computadores, tablets e celulares.

Ela tem se ampliado para outros modelos de objetos que estão permanentemente conectados, como veículos, relógios, assistentes virtuais e até mesmo geladeiras.

Os fornecedores de para raios para empresas podem estipular a maneira como estarão presentes nos mais diferentes canais de comunicação, desde que estejam disponíveis para potenciais clientes e aqueles já fidelizados. 

Nesse caso, toda e qualquer empresa vai precisar compreender todo o processo de transformação da tecnologia da comunicação, envolvendo a um nível superior da maturidade do marketing digital.

A própria Internet das Coisas pode estabelecer listas de compras, suporte técnico, entre outras tarefas com base no comportamento do usuário. 

Por isso, as empresas devem acompanhar atentamente esse ponto de evolução da tecnologia.

O atendimento ao cliente não é a única forma de garantir uma maturidade dentro do aspecto do marketing digital.

Os representantes comerciais e demais agentes relacionados ao marketing empresarial precisam estar envolvidos e promover a divulgação da marca, dos produtos e de serviços de maneira apropriada.

Aplicar uma experiência de omnichannel marketing ajustado à jornada de compra aumenta as chances de finalizar as vendas, desde que estabelecidos todos os níveis de tecnologia e associações possíveis dentro da realidade comercial.

Há empresas que oferecem programas digitais que atendem aos mais diferentes modelos de negócio, com uma interface amigável e de aplicação simplificada de maneira imediata.

São processos e ferramentas que podem ser funcionais dentro dos canais disponíveis para os clientes, incluindo:

  • Chat eletrônico;
  • E-mail responsivo;
  • Redes sociais;
  • Telefone.

São canais que podem ser acompanhados e mensurados continuamente, com elementos que estão ao alcance do grande público que está em contato com as novas tecnologias implementadas e acessíveis por meio da internet, inclusive o VoIP (Voice Internet Protocol).

Dentro da jornada de compra empreendida pelo cliente, pode ocorrer uma situação em que a intervenção de pessoas reais nem mesmo seja necessária. 

Tudo pode ser realizado a partir das informações de dados e a disponibilidade de produtos e serviços por parte da empresa.

Por fim, com a captação correta de dados, e o emprego em campanhas próprias para a realidade de cada cliente, dando uma personalização exclusiva, a maturidade no marketing digital pode ser alcançada com sucesso.

Esse texto foi desenvolvido pela equipe do Business Connection.