Pagamentos em débito automático: Vale a pena colocar?

Pagamentos em débito automático: Vale a pena colocar?

Pagamentos em débito automático é uma das opções que as instituições financeiras disponibilizam para os usuários. Saiba mais sobre o tema agora!

Atualmente, existem diversas formas de você realizar o pagamento das suas contas. Nesse sentido, dá para pagar boletos ou contas básicas pelo caixa eletrônico, nas casas lotéricas e também através do seu aplicativo banco ou internet banking.

Além disso, uma modalidade bastante comum é o pagamento realizado através do débito automático.

Entretanto, mesmo sendo uma facilidade que as instituições financeiras oferecem aos usuários, esse tipo de serviço precisa ser avaliado com cuidado.

Afinal, como tudo na vida, ela oferece prós e contras. Para te ajudar a entender mais sobre esse assunto e se ele vale a pena para você, escrevemos um post completo sobre o tema.

Dessa forma, você sairá da leitura apto(a) a tomar a melhor decisão e entender se para você faz sentido ter pagamentos em débito automático. Confira nosso artigo abaixo e tenha uma ótima leitura!

Afinal, compensa ter pagamentos em débito automático?

Colocar contas em débito automático significa deixar aquele pagamento agendado até o dia do vencimento. Ou seja, na data de vencimento de determinada conta ou fatura o valor da dívida será debitado automaticamente do seu saldo bancário.

Pagamentos em débito
Imagem: pexels.com

Nesse sentido, você não precisará imprimir o boleto e nem realizar o pagamento. Uma vez que ele será realizado de forma automática pelo sistema do seu banco.

Benefícios desse tipo de serviço

Para você compreender se isso vale a pena ou não no seu caso em específico, veja abaixo os benefícios desse tipo de serviço:

Você não terá faturas em atraso

Ter pagamentos em débito automáticoé muito interessante, pois você não terá faturas em atraso.

Ou seja, logo que chegar o dia do vencimento da conta ela terá seu pagamento feito automaticamente. Dessa forma, você não vai correr o risco de se esquecer de determinada conta ou fatura.

Avalie se alguns serviços terão desconto nessa modalidade de pagamento

Além disso, há alguns casos em que serviços têm desconto na mensalidade, caso você deixe-os na modalidade de débito automático.

Isso porque a empresa fornecedora de determinado serviço entende que você vai pagá-lo de toda forma.

Bem como, fica claro que você não vai pagar a fatura em atraso. Ou seja, pode ser muito vantajoso ter a sua conta de energia elétrica ou da academia nessa modalidade de pagamento, se eles oferecerem desconto para tal meio de pagamento.

Melhore o relacionamento com o seu banco

Sob o mesmo ponto de vista, muitos economistas e estudiosos afirmam que ter determinadas contas em débito automático te ajuda a construir um relacionamento mais sólido com a sua instituição financeira.

Isso porque os bancos entendem que você deseja ser um bom pagador. Afinal, está deixado agendado o pagamento de determinadas faturas ou contas básicas.

Cuidado ao ter contas no débito automático!

Entretanto, recomendamos que você tenha bastante cuidado ao colocar alguns pagamentos em débito automático.

Nesse sentido, se forem contas fixas como, por exemplo, a conta da internet, a prestação do seu financiamento imobiliário ou o seu financiamento veicular, é interessante utilizar essa modalidade de pagamento.

Afinal, se tratam de parcelas fixas e você poderá ter uma maior organização financeira. Bem como, não vai atrasar esses pagamentos.

Contudo, se você for realizar pagamentos de contas que sofrem alteração mensal, como por exemplo, energia elétrica, condomínio ou água, é importante que você sempre confira quais serão os valores debitados da sua conta.

Uma vez que, tais faturas podem sofrer grandes alterações, principalmente em períodos de inflação alta, como estamos vivendo agora no Brasil.

Será que realmente vale a pena aderir a esse tipo de pagamento?

Por fim, recomendamos que você avalie os prós e contras que citamos anteriormente antes de optar por essa modalidade de pagamento.

Não se esqueça: pagar contas em débito automático, pode ser muito bom para você evitar pagar juros, bem como, evitar os terríveis atrasos que atrapalham muito o seu aumento de score e acesso a linhas de crédito.

Porém, avalie com cautela o serviço e sempre confira se os débitos estão sendo feitos corretamente.

Confira também: Vale a pena utilizar comparadores de preço?

Gostou de saber mais sobre pagamentos em débito automático? Leia sobre outros serviços bancários em nosso blog e ative as nossas notificações!

Fredson

Fredson

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Matemática e suas aplicações

Matemática e suas aplicações

A matemática é uma matéria bastante injustiçada por grande parte da população. Quem nunca sentiu calafrios na hora de saber a nota de uma prova dessa matéria? Pois ...

Ler artigo