O que são Mockups e por que utilizá-los no seu negócio

O que são Mockups e por que utilizá-los no seu negócio

A popularização da internet e dos dispositivos tecnológicos mais modernos nos fez mergulhar em uma sociedade onde é quase impossível pensar a vida sem as imagens e as tão verdadeira quanto em nossa época.

Se você é empreendedor sabe o quanto as imagens podem impactar (positivamente ou negativamente) seu público e, por isso mesmo, é preciso escolhê-las com sabedoria e representações. Aquela velha frase “uma imagem vale mais do que mil palavras” nunca foi usá-las a seu favor. Mas você pode estar se perguntando: o que tudo isso tem a ver com mockups? Continue a leitura e vamos explorar este tema juntos.

O que são mockups?

Se você é designer, ou trabalha com áreas relacionadas, com certeza, sabe o que é mockup ou já precisou usar esta ferramenta em algum momento. Conheça alguns modelos aqui.

Em termos gerais, o mockup pode ser definido como um modelo ou maquete; e é uma um recurso usado, principalmente por profissionais do design, para apresentarem suas ideias de forma clara e objetiva, quando  explicação em palavras não são suficientes para mostrar o resultado de seus projetos aos clientes.

Seu principal objetivo é demonstrar uma representação fiel (digital ou real, em maior ou menor escala) e nos aproximar de um produto tal como ele seria quando finalizado e pronto.

Por meio do mockup, é possível simular cores, tamanhos, formas, textura, perspectiva, entre outros. Facilitando a análise e a avaliação sobre a viabilidade do projeto e sua aprovação.

Por exemplo, se um cliente solicita a elaboração de uma estampa para a nova campanha que está promovendo em sua empresa, a visualização e a possibilidade de aprovação do projeto se torna muito maior quando você simula a aplicação desta estampa em um mockup, tornando mais palpável e eficaz fazê-lo enxergar como seria a camiseta, antes mesmo de estar pronta. veja:

elaboração de estampa

Valorizando suas ideias e a experiência do consumidor

Ao descobrir o que é mockup, você deve ter percebido que ele está completamente atrelado à ideia de experiência do consumidor – conceito muito usado no meio do marketing – e que diz respeito às percepções, ao comportamento, os sentimentos e o efeito que determinado produto ou serviço causa nele.

Alguns dos maiores benefícios do mockup é tornar qualquer ideia tangível e convencer mais facilmente o cliente e/ou consumidor, ampliando suas impressões e proporcionando uma relação mais direta e eficaz com o produto simulado e muito próximo do que ele espera.

Um mockup fiel ao produto real tem o potencial de estimular visualmente qualquer cliente, e ajudá-lo a enxergar seu produto pronto de forma integral, proporcionando uma experiência única e diferenciada.

Veja mais vantagens do mockup:

  • Elaboração de projetos personalizados e adequados às necessidades de cada cliente;
  • Impacto direto na divulgação de produtos, mesmo que eles ainda não tenham se tornado reais;
  • Apresentação do produto ou serviço mais palpável e compreensível para o cliente;
  • Facilidade para corrigir erros e detalhes, além de ajudar a identificar o que melhor funciona para o produto ou serviço em questão;

Mockups de qualidade e o impacto no seu negócio

Os mockups são fundamentais para obter feedbacks importantes sobre qualquer projeto, facilitando na descoberta de soluções, promovendo resultados mais eficientes e proporcionando condições para a entrega bem sucedida de quaisquer projetos.

São caminhos simples e altamente funcionais que fazem a diferença não apenas para o profissional, mas para o cliente que o contratou.

No início deste texto, nos referimos à importância e o impacto das imagens em nossas vidas. Sendo o mockup uma ferramenta cuja visualidade é substancial e pode ser decisiva para agregar valor e enriquecer as mais variadas ideias, não é demais afirmar que mais que uma opção, ele é uma necessidade.

Fredson

Fredson

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos