As principais tendências de marketing para 2022

As principais tendências de marketing para 2022

marketing continua a evoluir em alta velocidade e é imperativo se adaptar e evoluir com as novas tendências para se manter competitivo e reter os clientes de alta qualidade.

marketing, quando bem implementado, pode mudar a trajetória de um negócio. Estratégias que explodiram em popularidade no passado agora estão sendo deixadas de lado e dando lugar a novas técnicas muito mais conectadas com os consumidores.

Com inteligência artificialmarketing de influencia e SEO dominando o espaço do marketing online, é fundamental que a sua empresa esteja preparada para as essas mudanças.

Indo além do funil de marketing

Para aqueles que ainda usam a ‘abordagem de funil’  e sua estratégia de marketing, é hora de subir de nível.

A ‘abordagem de funil’ está fiando obsoleta e pode ser uma das razões por trás da queda no volume de vendas. O marketing Flywheel, fundado pela Hubspot, trás uma visão inovadora a cerca da jornada de compras e usa todas as funções focadas inteiramente no cliente, como atendimento impecável, marketing e vendas para interagir com os clientes em todas as fases do processo de compra- mesmo depois da finalização da compra. A abordagem do funil se concentra em atrair novos clientes e envolvê-los em uma narrativa ou serviço para transformá-los nos chamados leads qualificados.

Uma abordagem baseada em volante continua sendo usada para atrair o maior número possível de compradores em potencial (leads). Na sequência ainda é preciso continuar envolvendo e encantando os clientes, mesmo depois da compra, o que significa que a empresa deve continua a interagir com os clientes ‘afetivos’ em vez de tratá-los como clientes potenciais únicos.

A compra através das redes sociais

compra através das redes sociais em 2022
Fonte da imagem: pexels.com

Essa tendência de marketing já está se popularizando em muitos mercados ao redor do mundo. Com o clique de um botão, você pode usar as ferramentas do Instagram para fornecer os dados do seu cartão de crédito e concluir uma compra.

Uma postagem onde se compara um produto com outro, usando técnicas de persuasão, por exemplo, pode ​​reduzir tamanho do funil de vendas, eliminando as etapas de conscientização que até agora eram necessárias antes do momento da compra.

Os sites de comércio eletrônico estão aproveitando essa tendência usando o InstagramFacebookPinterest e Twitter para encontrar compradores em potencial para os anunciantes e influenciadores com um simples clique.

As ‘postagens de comparação’ ​​têm ganhado força nos últimos anos, e prevemos que será a norma para as estratégias de marketing de vendas em 2022.

Personalização do conteúdo

Apesar do aumento crescente da inteligência artificial no mercado digital, os consumidores ainda querem se relacionar com as marcas e como a automação continua a crescer, é importante se conectar com seus clientes usando as novas ferramentas que estão surgindo.

Os ‘e-mails genéricos’ de fato podem atingir uma lista enorme de compradores em potencial mas, não serão suficientes esse tipo de fazer marketing em 2022.

E-mails personalizados com base no histórico e dados do cliente irão superam os envios em massa. Segmente suas listas de e-mail em categorias e estude o comportamento do consumidor  para personalizar cada envio.

A chave é fazer com que os clientes sintam que estão sendo tratados individualmente.

O marketing de conteúdo

O conteúdo ainda é o rei do negócio e continuará a ser em 2022. No entanto, a qualidade deve ser o foco, acima da quantidade,  além de um conteúdo mais diversificado. Quando estiver traçando suas estratégias de marketing para 2022, diversifique a estratégia de conteúdo e mude a forma como você atrai clientes, criando mais vídeos e conteúdo interativo, por exemplo. Dito isso, não perca de vista os artigos de blog, que devem ser abrangentes e informativos, além de ser  postados de forma regular, pois eles contribuem para impulsionar a visibilidade e um SEO do negócio.

O conteúdo é o combustível que faz sua estratégia de marketing acontecer, mas tenha cuidado, conteúdo que é usado em excesso, ou seja, repetido muitas vezes, acaba saturando a audiência, principalmente se ficar evidente que o propósito das postagens não é informar, mas apenas vender, isso será negativo para o engajamento.

Reserve um tempo para diversificar sua estratégia de conteúdo.

Tudo bem se você não tiver algo para postar todos os dias. O ‘ponto chave’ de uma estratégia de conteúdo é atrair e envolver o público e não irritá-lo com informação de baixa qualidade.

Confira também: Tipos de negócios lucrativos para abrir com pouco dinheiro

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Fredson

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