Gestão de aluguéis automatizada – Como a inteligência artificial está mudando o mercado?

Gestão de aluguéis automatizada – Como a inteligência artificial está mudando o mercado?

O mercado imobiliário vem passando por uma evolução enorme, a fim de otimizar as demandas dos proprietários e atender as necessidades dos clientes. Entre as mais importantes tecnologias adotadas está a chamada inteligência artificial (IA), que permite uma gestão de aluguéis automatizada.

Isso porque, as suas ferramentas e recursos podem ser utilizados para tornar mais simples procedimentos complexos, melhorando diretamente o trabalho dos donos de imóveis, consultores, vendedores e imobiliárias.

Como resultado, a inteligência virtual possibilita o aumento das vendas, as buscas por imóveis e ainda garante uma excelente experiência para o consumidor.

Portanto, a seguir veja como a IA está mudando o setor imobiliário através de uma gestão de aluguéis automatizada.

Integração de plataformas

A inteligência virtual vem mudando o mercado de imóveis também através das integrações de plataformas, facilitando, e muito, o trabalho dos proprietários.

A divulgação do imóvel para locação é muito importante, pois é essa etapa que faz com que a propriedade seja encontrada pelas pessoas interessadas.

Todavia, cadastrar manualmente o imóvel nos principais portais imobiliários existentes é um grande trabalho, que requer muito tempo, o que nem sempre se tem disponível.

Porém, a partir da gestão de aluguéis automatizadas se tem a integração de plataformas, que só é possível por conta da inteligência artificial.

Então, isso significa que você cadastra seu anúncio de aluguel dos imóveis uma única vez e eles são automaticamente disponibilizados nos grandes portais do setor imobiliário.

Sendo assim, a sua mensagem chega mais facilmente, pois tem um alcance maior, aos possíveis clientes. 

Geração de contratos automatizados

A inteligência artificial, através de uma plataforma de gestão de aluguéis, como a Accordous, por exemplo, possibilita a geração de contratos automatizados.

Dessa forma, o usuário pode acessar o sistema e realizar o cadastro do de alguns pontos importantes do contrato, como informações de pagamentos, vigência do documento, definição de taxas e índices, etc.

Então, ao final, o software gera o documento automaticamente, todo preenchido e pronto para ser usado.

Com isso, além de facilitar a criação dos contratos, é possível ter os dados acerca de cada um dos imóveis e inquilinos rapidamente, basta pesquisar diretamente na plataforma de gestão.

Inclusive, para facilitar ainda mais os processos, na Accordous você encontra modelos de contratos de aluguéis gratuitos e que podem ser utilizados para elaboração desse documento tão importante.

Reajustes automáticos

A inteligência artificial também é percebida na gestão de aluguéis automatizadas quando o assunto são reajustes.

Como se sabe, os valores dos aluguéis passam por reajustes anualmente, baseados em taxas e índices que são definidos em contrato.

Quando o proprietário possui vários imóveis, é difícil fazer a cobrança com os valores atualizados, pois a gestão manual é cheia de falhas e requer uma inspeção detalhada.

Em contrapartida, quando se tem um software de gestão de aluguéis, é possível ter reajustes automáticos.

A Accordous de Gestão de Alugueis, por exemplo, notifica os proprietários de imóveis sobre os contratos com reajustes no mês, para que assim eles sejam atualizados e a cobrança do valor adequado seja feita. 

Então, novamente isso só é possível por conta da inteligência artificial, que aumenta traz otimização e aumento da rentabilidade para os donos de imóveis.

Cobranças otimizadas

Alguns proprietários de imóveis, em especial aqueles que ainda não se deram conta da importância da inteligência artificial no mercado, executam demandas repetitivas diariamente.

Um exemplo disso é gerar a cobrança do aluguel manualmente, enviando um a um para os inquilinos.

No entanto, a gestão de aluguéis automatizada faz as cobranças otimizadas, permitindo ser possível:

  • Gerar todas as cobranças de uma única vez, seja em determinado período ou mensalmente;
  • Configurar lembretes para cada locatário antes e após o vencimento do aluguel;
  • Acompanhar, com relatórios contábeis atualizados, os pagamentos dos inquilinos, etc.

Assim sendo, a inteligência artificial contribui de forma direta para a gestão de aluguéis, visto que a inadimplência pode prejudicar totalmente o seu planejamento financeiro.

Com a Accordous, por exemplo, é possível minimizar os erros nas cobranças, deixando de lado de uma vez por todas os processos manuais, como cobranças por ligação para cada locatário.

Agilidade no armazenamento de informações

Otimizar os processos é fundamental, mas isso só é possível quando se tem organização e agilidade no armazenamento de informações, o que a inteligência artificial também possibilita.

Ora, imagine se você perde o documento de locação de um inquilino, precisando solicitar novamente que ele preencha os dados e assine tudo de novo. Situação chata, não é mesmo?

Afinal de contas, essa situação mostra uma falta de preparo e profissionalismo, gerando dor de cabeça para o locatário, que pode, e com razão, se chatear com o problema.

Por esse motivo, quanto mais eficaz for esse processo, maiores são as chances de proporcionar aos seus clientes um bom atendimento, focando o seu tempo em atividades que realmente são importantes.

A Accordous, por exemplo, faz uma verdadeira integração de todas as informações e documentos dos inquilinos em um único lugar.

Portanto, você consegue acessar em poucos cliques todos os dados e as pendências existentes. Logo, aquele tempo perdido revirando pilhas de papel pode ser aproveitado para uma demanda mais importante. 

Geração de relatórios contábeis confiáveis

Por fim, a inteligência virtual também tem contribuído bastante para a geração de relatórios contábeis confiáveis.

A elaboração desses documentos é algo que ajuda bastante não somente para garantir mais precisão nos processos, mas até mesmo para mudar estratégias e realinhar os pontos que não estão indo bem.

E, essa é, com certeza, outra das principais razões para investir na gestão de aluguéis automatizada da Accordous.

Através da geração de relatórios contábeis, é possível ter acesso a vários elementos, gráficos e números que ajudarão a você perceber como o seu negócio está progredindo, quais os pontos que precisam de melhorias e muito mais.

Conclusão

Cada vez mais os proprietários de imóveis estão fazendo uso da inteligência artificial, agregando eficiência e valor para os seus serviços e imóveis, o que possibilita maior destaque no mercado.

Portanto, aposte na gestão de aluguéis automatizada para aumentar a sua rentabilidade e otimizar os processos, desde a proposta até a renovação de aluguéis.

Então, clique aqui e comece a usufruir das vantagens da inteligência artificial e veja seus resultados crescerem.

Fredson

Fredson

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.