O que é melhor, financiamento ou aluguel? Afinal, o grande sonho de ter a casa própria ainda faz parte da realidade de vários brasileiros.
Segundo o estudo da Datastore, empresa especializada em estudos do ramo imobiliário, mais de 13 milhões de famílias querem adquirir um imóvel em até dois anos.
Porém, no momento de avaliar qual é a melhor alternativa para o bolso, diversas vezes vem à indagação: valeria mais a pena financiar ou alugar?
Nesse post, iremos falar sobre os prós e contras de ambos, porém, inicialmente, é necessário saber que essa é uma decisão bastante particular.
Em suma, é preciso ter um fiador para financiar ou alugar. Além disso, nem sempre quem tem financiamento pode ser fiador.
Então, antes de se decidir, é necessário considerar se essa é uma meta importante para sua família e se a compra de um imóvel vai ocasionar mais qualidade de vida para vocês, por exemplo.
Ademais, é bem importante analisar a organização financeira dos envolvidos, a situação profissional e familiar de todos e como está a economia de urgência da família – afinal de contas, um financiamento é um custo de longo prazo e bastante coisa pode ocorrer no decorrer do pagamento das parcelas.
Alugar ou financiar imóvel: quando o aluguel vale a pena?
Diferente do que as pessoas pensam, alugar um imóvel pode ser benéfico por vários motivos.
Um deles é a mobilidade, já que o inquilino pode alterar seu endereço de maneira mais rápida e menos burocrática que um proprietário.
Já as desvantagens, estão os possíveis problemas:
- É necessário levar em conta que o dono do imóvel pode querer encerrar o contrato antes do previsto, por exemplo.
- Vendo pelo lado financeiro, se o cenário estiver inseguro, a melhor alternativa é escolher pelo aluguel de um imóvel mais barato ou menor e ir guardando o valor da entrada para tentar diminuir as parcelas de um possível financiamento no futuro.
- E caso você tenha o valor exato para adquirir o imóvel à vista, também é relevante lembrar que a obtenção do imóvel envolve outras questões burocráticas, como documentações e custos com a mobília. Se essa alternativa for acabar com todo seu dinheiro e comprometer sua economia financeira, o melhor é esperar um pouco.
E quando o financiamento é a melhor opção?
Caso esteja em dúvida sobre financiamento ou aluguel, se sua família estiver mais disposta a fazer um financiamento imobiliário, é importante pensar na resposta para algumas perguntas:
- Vocês têm a convicção de que esse é o imóvel em que desejam permanecer boa parte da vida? Nos contratos para aluguel, o locatário normalmente pode sair do imóvel sem pagar multas depois de um ano. Ao abdicar de um imóvel financiado, a burocracia para desfazer o negócio será maior.
- A parcela sai muito do que pagariam em um aluguel na região? Analise o quanto as parcelas e custos extras representam quanto a renda dos familiares envolvidos no pagamento. A sugestão dos especialistas é que, ao obter qualquer modalidade de crédito, o consumidor não comprometa mais do que 30% da receita mensal em prestações.
- A qualidade de moradia no imóvel é a que vocês querem? Voltando na primeira pergunta, é muito importante levar em consideração a dificuldade de desistir de um imóvel. Se a resposta for sim para essas questões e você estiver na dúvida se alugar ou faz um financiamento, financiar pode ser a melhor alternativa. Mas quais são as desvantagens dessa opção? Com certeza, o alto custo dos juros deve ser ponderado. Na prática, Quando você faz um financiamento, é como se estivesse “alugando” um imóvel no banco. O grande problema é que esse aluguel pode sair caro. Outro ponto: além de ter as prestações, é necessário pensar nos custos como reforma, entrega das chaves e afins, sem que isso afete suas reservas.
Conclusão
Para finalizar, mais uma sugestão: antes de contratar um financiamento ou qualquer outro tipo de crédito, use um simulador de empréstimo. Dessa forma, você terá uma ideia do valor total do crédito será mais simples analisar se a proposta recebida é realmente boa.
Espero que esse post tenha ajudado você a tomar a melhor decisão para sua família. Analise bem todas as possibilidades e veja o que é melhor para vocês, e o que vocês tanto almejam conquistar.