Neste artigo, você verá alguns exemplo de marketing de mídia social bem-sucedido. Então, leia todo o conteúdo para melhor entender.
As redes sociais permitem que você esteja onde seu público-alvo está. Só no Brasil, mais de 148 milhões de pessoas usam o Facebook todos os dias. Além disso, mais de 21 milhões de pessoas usam a plataforma Instagram. Por outro lado, poucas empresas neste país ainda usam redes sociais.
Confira três exemplo de empresas de sucesso e perceba a força que as mídias sociais possuem. Elas conseguiram aumentar seu alcance e seu público-alvo com campanhas de marketing na mídia social.
O que caracteriza o marketing de mídia social bem-sucedido e criativo?
Antes de chegarmos aos três exemplos de marketing de mídia social, vamos esclarecer os fatos básicos.
Para ter sucesso no marketing de mídia social, você precisa ir além de criar uma conta por plataforma e esperar pelos seguidores. Idealmente, a respectiva presença na mídia social forma uma interface entre sua empresa e seu grupo-alvo.
É muito mais do que coletar contatos e, em seguida, enchê-los de publicidade. Evite publicar o mesmo conteúdo em todas as plataformas. Isso também não é uma estratégia de sucesso. É importante ajustar o conteúdo para se adaptar com a plataforma.
Não só por razões puramente técnicas e visuais, mas também porque em cada plataforma está representado um público-alvo diferente. Para o qual o conteúdo deve ser perfeitamente adaptado. Então, não é muito inteligente se você for uma marca de sapatos femininos e fizer um anúncio sério no Twitter, onde a quantidade de adolescentes e jovens é enorme. Portanto, o Passo 1 é: Conheça seu público-alvo.
Depois de analisar seu público-alvo, você só precisa criar uma campanha adequada. Não existe uma fórmula fixa para o sucesso do marketing de mídia social. Porque cada empresa e cada setor é diferente.
Portanto, olhe para a aparência e as estratégias da concorrência. Isso pode ser um passo importante. Da mesma forma, olhar além do horizonte para outras indústrias e empresas maiores é bastante revelador.
Basicamente, você também deve se perguntar quais exemplos de marketing de mídia social o inspiram e fazem você olhar mais de perto. Uma mistura de informações importantes, humor e o zeitgeist atual pode ser a chave para uma campanha de marketing de mídia social bem-sucedida.
Exemplo de marketing de mídia social bem-sucedido
Agora, queremos apresentar a você um exemplo de marketing de mídia social bem-sucedidos. Vejamos como as campanhas podem diferir umas das outras e mesmo assim serem um sucesso.
Starbucks
O primeiro exemplo de marketing de mídia social é a campanha da Starbucks. Em 2020, o varejista e franqueador internacional iniciou uma parceria com uma pequena instituição de caridade do Reino Unido. A organização apoia crianças não-binárias e transgêneros, jovens e suas famílias.
A campanha da Starbucks, que foi utilizada por meio de diversos canais de mídia social. Pretende mostrar os sentimentos, medos, preocupações e desejos que as pessoas vivenciam na jornada de sua própria transformação.
Por um lado, a Starbucks usa o título “#WhatsYourName” para aludir à sua estratégia de marketing na qual os clientes têm seu nome escrito na caneca de café em todas as lojas. O objetivo aqui é colocar o nome de cada cliente em destaque e dar-lhe um caráter individual e único.
Por outro lado, com esta campanha de marketing nas redes sociais, a Starbucks consegue gerar mais atenção para este tema. Dessa forma, consegue também promover mais compreensão e tolerância.
Todos os usuários de mídia social foram incentivados a criar conteúdo com a hashtag #WhatsYourName. Ela foi compartilhada pela Starbucks, isso fez aumentar a taxa de engajamento da empresa.
Confira também: Limpeza empresarial: equipe interna ou terceirizada?
Então, qual é o segredo deste exemplo de marketing de mídia social? A atualidade e a história que encontraram o zeitgeist absoluto. Porque os temas LGBT e diversidade nunca foram tão atuais, tão importantes como agora. Contar histórias e dirigir-se ao grupo-alvo também foram harmoniosamente coordenados.
Conclusão
As redes sociais facilita a aproximação entre as marcas e o cliente. Uma empresa que mantém uma presença online se destaca das demais. Dessa forma, é possível ter mais resultados.
Se sua empresa ainda não faz presença nas redes sociais, é necessário rever isso. Afinal, nunca é tarde para correr em busca do sucesso.
O que você achou desses exemplo de marketing de mídia social bem-sucedido? Deixe sua opinião!