Skip to content
Início » Escadas vazadas de concreto: dicas essenciais

Escadas vazadas de concreto: dicas essenciais

Escadas vazadas de concreto

Confira algumas dicas importantes sobre escadas vazadas de concreto que você precisa saber!

Se você está pensando em construir um segundo andar na sua casa, você deve começar a pensar em uma escada a fim de ligar um pavimento a outro. 

Para isso, além de ter em mente somente a função da escada no ambiente, você precisa pensar nela como parte do projeto arquitetônico da casa, levando em conta a estética e outras funcionalidades. 

Dessa forma, é exatamente nesse ponto que podemos destacar nas escadas de concreto vazadas. Afinal, isso vêm sendo cada vez mais procuradas e utilizadas, devido a sua proposta moderna e marcante. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura deste artigo e confira! 

Escadas vazadas de concreto: dicas essenciais 

A estrutura da escada vazada de concreto fica aparente, o que ajuda, dessa forma, a deixar uma proposta de decoração mais arrojada, moderna e sofisticada.

Mas, antes de optar por esse tipo de escada, é essencial ter alguns fatores em mente, como:

  • As escadas vazadas de concreto são mais indicadas para ambientes internos, integrando dois pisos;
  • É recomendado você incluir, na escada vazada de concreto, a instalação de guarda-corpo e faixas antiderrapantes, com o objetivo de evitar acidentes no dia a dia;
  • Faça o planejamento adequado da sua escada de eletricista de concreto vazada, tirando as medidas e as dimensões dos degraus e da escada inteira;
  • Estabeleça um orçamento máximo para construir a escada, analisando os tipos de modelos, haja vista que existem modelos retos de escada que são mais econômicas, modelos em caracol ou em U que custam mais caro;
  • Leve em consideração o perfil das pessoas que vão utilizar essa escada no ambiente interno. Se forem crianças e idosos, por exemplo, a segurança deve ser redobrada, colocando corrimões;

Quais são os tipos de formatos de escadas vazadas? 

Existem inúmeros tipos de formatos de escadas vazadas. Então, confira alguns:

1- Escada vazada caracol, helicoidal ou em espiral

Esse tipo de escada circular é muito usada em lugares em que o espaço é menor. Por serem retorcidas e darem a volta em seu próprio eixo, elas possibilitam uma economia de espaço, dando uma maior impressão de que a área é ampla.

2-  Escada vazada semi caracol ou curva

Esse tipo de escada vazada, por ser circular, é mais larga, ocupa um espaço maior. Além disso, pelo fato de já ser naturalmente espaçosa, não é recomendado que o degrau seja muito largo (a fim de não deixar que escada pareça maior do que já é). 

3- Escada vazada em L

Esse modelo é basicamente reto e ligado com outra estrutura reta numa posição de 90°, parecendo com a letra L.

É um modelo mais tradicional. Afinal, possui uma aparência mais clean e pode ser combinado de diversas formas com o piso, design e cor dos móveis para dar um ótimo contraste. 

4- Escada vazada de degrau flutuante

Este tipo de escada vazada consiste em fazer a fixação dos degraus diretamente na parede. Dessa maneira, leva em consideração que não são interligados e que dispensam o uso de vigas de sustentação. 

A escada vazada de degrau flutuante pode ser reta, em U ou em L. A única obrigatoriedade para usar esse tipo de escada é ter paredes em uma das laterais de todos os degraus.

5- Escada vazada com viga interna

Muito utilizada nos projetos mais modernos, neste tipo de escada as vigas de sustentação podem ser laterais ou centrais. 

Portanto, esse modelo pode ser utilizado longe de paredes, deixando, com isso, o espaço com impressão de ser mais amplo e arejado.

Confira também: como renegociar o pagamento de empréstimos?

Conclusão 

Agora que você está por dentro de tudo sobre as escadas vazadas de concreto, está na hora de colocar todo esse aprendizado em prática. Então, escolha aquele formato que mais combina com o ambiente desejado.