6 Equipamentos de Segurança Essenciais para Pilotos de Moto na Cidade

6 Equipamentos de Segurança Essenciais para Pilotos de Moto na Cidade

Neste texto, mostraremos os 6 equipamentos de segurança para piloto de moto que são indispensáveis. Aposte nos acessórios certos para dominar as ruas movimentadas com toda a proteção necessária.

Pilotar entre carros, ônibus e pedestres pode ser uma aventura e tanto, principalmente para os motociclistas, que precisam se deslocar com agilidade e eficiência pelo trânsito da cidade.

Com as ruas ocupadas por outros veículos, incluindo alguns condutores que infringem as leis, fica difícil se manter em segurança sobre duas rodas. Principalmente se você utiliza a moto para trabalhar ou passa grande parte do dia em cima dela.

Pegar vias movimentadas e grandes avenidas requer ainda mais habilidades do piloto, que precisa se esquivar dos perigos e proteger sua integridade física. Por isso, é fundamental investir em equipamentos para motociclistas, de modo a proporcionar mais segurança no seu dia a dia.

Equipamentos de Segurança importantes para Pilotos de Moto

Para te ajudar com isso, listamos 6 equipamentos essenciais para pilotar sua moto na cidade.

  • Capacete

O primeiro item da lista é de suma importância e é responsável por evitar que grande parte dos acidentes seja fatal ou deixe marcas e sequelas, reduzindo em 70% o risco de morte. O capacete consegue proteger o crânio e o rosto do piloto, mesmo em batidas mais fortes.

Segundo os artigos das leis de trânsito brasileiras, o uso do capacete é obrigatório em todo o território nacional, inclusive com a viseira fechada. Por mais que alguns pilotos gostem de sentir o vento durante a pilotagem ou, até mesmo, digam que ela atrapalha, é preciso lembrar que a viseira evita danos ao rosto e mandíbula do piloto em caso de queda.

Uma dica essencial é comprar o modelo de capacete ideal para você, com todos os ajustes necessários para proporcionar um encaixe perfeito. Assim, é possível garantir que o equipamento não caia durante uma colisão.

Além disso, aposte em modelos mais claros, visto que costumam esquentar menos e são mais visíveis pelos outros condutores.

  • Calçados

Pilotar com chinelos e sandálias está fora de cogitação, principalmente porque os pés e calcanhares são uma das partes mais atingidas nos acidentes. Para evitar transtornos maiores, escolha tênis ou botas adequadas para andar de moto, visto que estes produtos são reforçados e contam com solas apropriadas.

Se possível, prefira calçados sem cadarço para que não enrosquem na corrente. Alguns modelos, inclusive, possuem faixas refletivas para tornar o piloto mais visível durante a noite.

  • Luvas

As mãos, assim como os pés, são áreas vulneráveis dos pilotos, além de serem usadas como apoio em caso de queda. Por isso, é essencial usar luvas adequadas para proteger as extremidades do corpo, seja de acidentes ou da exposição ao clima.

Os modelos de couro são mais resistentes e oferecem boa aderência na chuva, mas você também pode optar por tecidos impermeáveis, como o nylon. Se preferir outros materiais, lembre-se que precisam ter reforço na parte das palmas e nos ossos superiores dos dedos.

Além disso, assim como os demais equipamentos, é essencial que as luvas estejam de acordo com as suas medidas, proporcionando mais segurança na pilotagem.

  • Jaqueta

As jaquetas entram na lista como um dos itens mais indicados para quem usa a moto para se locomover na cidade. Os modelos de couro ou cordura são mais resistentes e impermeáveis, protegendo contra a chuva.

Algumas jaquetas contam ainda com sistema de ventilação, sendo uma excelente pedida em dias quentes ou frios, pois ajudam a manter a temperatura do corpo, independente da estação.

Ao escolher a jaqueta ideal para você, verifique se os equipamentos possuem proteção reforçada nas partes mais vulneráveis, como costas, cotovelos e ombros. Assim, você garante uma pilotagem mais segura, mesmo nas condições extremas da cidade.

  • Calças

Pilotar por muitas horas pode ser desconfortável para quem não usa calças adequadas. Os jeans para motociclismo possuem características específicas, com costuras, tecidos e reforços em partes críticas, como joelhos e quadris.

Ao optar pelas calças apropriadas, o piloto consegue ter movimentos mais precisos e suaves no assento, favorecendo uma pilotagem mais eficiente.

  • Balaclava

A balaclava é um item indispensável para a segurança dos motociclistas, principalmente para quem pilota na cidade. O acessório ajuda a proteger o pescoço contra as linhas de pipa com cerol — que podem ocasionar graves acidentes. Além disso, a balaclava protege a pele do pescoço e da nuca contra o frio, a ação do sol e da chuva.

Confira também: Posso perder meu carro ao fazer um refinanciamento veicular?

Com os equipamentos de segurança corretos você consegue pilotar em segurança, mesmo nas ruas agitadas da cidade. Lembrando sempre de respeitar as leis de trânsito e andar na velocidade permitida, assim, você contribui para uma mobilidade mais respeitosa para todos.

Fredson

Fredson

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Como Criar um Site no WordPress?

Como Criar um Site no WordPress?

Quem diria que a internet se tornaria o que é hoje? Pode parecer estranho, mas que nasceu a 30 ou até mesmo 25 anos atrás, não imaginaria a internet como algo além ...

Ler artigo