Descubra Como Começar a Programar

Descubra Como Começar a Programar

Como Começar a Programar? Muitas pessoas começam em sua carreira de programadores com um simples curso de informática. E sim, por mais que um curso de informática tenha objetivos diferentes, este é um ótimo jeito de entender como muita coisa funciona.

Acredite, programação é um ramo mais simples do que se parece, entretanto é importante dominar o básico de um computador. Conhecimentos em geral sobre TI e estrutura interna de um computador também são muito bem-vindos.

Programar não é um bicho de sete cabeças, entretanto é importante entender que você precisa dedicar um tempo de qualidade para compreender e absorver todos os conceitos envolvidos.

Assim que você se estabelecer conseguirá sentir uma estranha sensação de poder que o capacitará a fazer qualquer tipo de solução com os recursos que você tem à mão.

Isto sem contar que estamos falando de um mercado em pleno crescimento, onde o maior número das vagas se encontram. Ter um diploma, ou mesmo um curso na área, já te permite se candidatar para muitas vagas disponíveis no mercado.

E claro, onde há muita oferta de emprego, há também uma grande falta de profissionais. Isto motiva a empresa a ceder melhores salários, benefícios e condições de trabalho para você.

Então, quando você se lança neste mercado, estará tendo a oportunidade de fazer o que há de melhor para a sua vida profissional.

Hoje vou te ajudar a descobrir como começar a programar. Aprendendo da forma certa e com as melhores dicas. Vamos conferir?

Como começar a programar? Ideias incríveis!

Entender o conceito da programação em si é o início de toda a coisa. Antigamente as pessoas precisavam utilizar estruturas muito rústicas para fazer um computador executar determinadas funções.

Isto sem contar que muitos dos programas eram feitos através dos Op. Codes, que eram uma tabela de valores binários com ações específicas. Um tanto quanto confuso, não? Mas ainda bem que hoje em dia temos as famosas linguagens de programação.

Basicamente a função de uma linguagem de programação, assim como a escrita do programa em si, é fazer com que você escreva um conjunto determinado de tarefas para que o computador execute.

Um programa, chamado de compilador, irá fazer com que essa linguagem de programação seja transformada em uma linguagem de máquina. O que nos trás a nossa primeira dica:

Leia Também: Tendências de Negócios para ajudar você a Empreender

Foque em uma só linguagem

Um dos grandes problemas dos programadores iniciantes é realmente ficar perdido na quantidade absurda de linguagens de programação disponíveis no mercado. Ou seja, você terá uma série de linguagens que não necessariamente são melhores ou piores do que as outras.

Mesmo que algumas possam ter um desempenho melhor para uma certa tarefa, você pode fazer tudo o que uma linguagem oferece utilizando qualquer outra.

Por exemplo, a linguagem C é uma linguagem extremamente simples, e que é até a mais recomendada para se começar. Através dela é possível criar vários programas simples e que possuem um ótimo desempenho e pouco gasto de memória.

Ela seria um tanto quanto complicada para se criar, por exemplo, um programa como um sistema de gerenciamento financeiros com botões e conexões de redes com bancos de dados. Entretanto não é impossível.

Já uma linguagem como o Python poderia te ajudar a executar a mesma tarefa com muito menos tempo. Embora não seja uma linguagem apropriada para aplicações que exigem um alto desempenho do hardware.

Ou seja, você escolhe uma linguagem de acordo com o que você quer trabalhar. Gosta de WebSites? Então talvez o melhor seria focar em PHP, JavaScript e semelhantes. 

Agora, se a sua pegada seria algo mais voltado para automação e eletrônica, você pode focar em C e Assembly.

Quer criar soluções mais simples para sistemas financeiros e semelhantes? Tente o Java, Python ou mesmo o Visual Basic.

Mas o fato é: não tente abraçar o mundo com as pernas!

Dedique tempo para praticar

Uma coisa é fazer um curso de programação e aprender o básico sobre uma linguagem, mas outra coisa é dominar a programação em si. Os problemas relacionados à programação geralmente são os mesmos, e saber a solução de um te ajuda a desvendar outros.

Entretanto este raciocínio de programador só acaba sendo instalado na sua mente se você realmente dominar as habilidades básicas de um programador. Muitas destas habilidades são o que chamamos de conhecimento de causa, algoritmos básicos e por aí vai.

O melhor é que isto vale para diferentes tipos de programas, e com certeza para todos os tipos de linguagens de programação. Então se você precisar mudar o seu foco por conta de um projeto ou trabalho, acabará só perdendo tempo aprendendo a gramática da nova linguagem.

Com o tempo este tipo de atividade pode ser dominado até mesmo em uma tarde, o que é relativamente simples.

Por isso, procure exercícios na área, uma boa ideia é utilizar sites como por exemplo o URI Judge Online. Mas também é possível desenvolver tentando criar programas para resolver seus problemas diários.

Por exemplo, crie um programa que ajude você a calcular seus gastos semanais. Ou mesmo algo que ajude a criar uma rotina de exercícios.

Assim você começará a encontrar saídas muito interessantes enquanto aumenta suas habilidades!

Considerações finais

Bom, este aqui é um dos caminhos mais simples para você começar a sua carreira de programador. Entretanto, ainda é justo dizer que um dos passos iniciais mais importante é realizar um curso de informática que te permita alcançar bons resultados.

Afinal de contas, estamos falando de uma necessidade real de conhecer como um computador funciona, para então termos a capacidade de criar uma programação para ele.

Assim que você tem esta base o melhor é também criar um portfólio, sendo um site ou mesmo um repositório no GitHub, para que haja a possibilidade de se mostrar as suas capacidades de resolução de problemas.

Isto faz com que as empresas tenham uma melhor impressão de você antes mesmo da entrevista.

No mais é isso, programação é prática, continue neste caminho que as coisas tendem a dar certo. Qualquer outra dúvida sobre o tema estou à disposição para te ajudar, ok?

Até a próxima dica!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Fredson

Fredson

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.