4 Cursos online e gratuitos para empreendedores

4 Cursos online e gratuitos para empreendedores

Existem vários cursos online e gratuitos sobre empreendedorismo quem valem a pena fazer. Eles são capazes de melhorar seus conhecimentos, sobre a gestão do seu próprio negócio, e te ajudar a aproveitar ao máximo o que o mercado pode oferecer.

Tenha em mente que para que uma empresa ter sucesso é necessário uma boa gestão e um controle eficiente.

Muitas empresas abrem falência, não somente por não ter capacidade técnica, mas grande parte por não ter competência gerencial.

Os principais motivos para falência são: descontrole financeiro, falta de planejamento, ausência de ações efetivas de marketing, ausência de um plano de negócio e divergência entre diretoria ou entre sócios.

Sabemos que a carga tributária também massacra o empreendedor brasileiro. E justamente por isso que é essencial praticar o planejamento. Além de procurar por ajuda profissional sempre que for necessário.

Infelizmente há muitos empresários tentando gerir o negócio intuitivamente, porém é muito perigoso, pois a gestão exige certos conhecimentos específicos e decisões cruciais para a sobrevivência da empresa. Muitos empreendedores ignoram os riscos reais.

A prática dos conhecimentos gerenciais e a busca do aperfeiçoamento constante fazem a diferença na rotina e no crescimento do seu empreendimento.

Por isso, todos os empreendedores devem realizar cursos que possam agregar conhecimento. E engana-se quem acha que não há bons cursos gratuitos. Porém, não basta ter o acesso às informações, é necessário assimilá-las e colocá-las em prática, para assim fazer a diferença na sua empresa.

Este artigo preparou uma lista com algumas opções de cursos online e gratuitos, onde é possível fazer a matrícula fácil e com praticidade.

Cursos online e gratuitos sobre empreendedorismo

Há diversas instituições no país que oferecem essa modalidade. Há cursos na área de vendas, finanças, marketing, materiais e inúmeros outros temas e áreas ligados à gestão. Confira algumas opções.

  • Como se Tornar um Microempreendedor Individual

Esse curso é ideal para aqueles que desejam ser Microempreendedores Individuais, o famoso MEI. Neste curso será possível entender todos os conceitos e também os critérios necessários, conforme a legislação vigente. Além disso, o aluno conhecerá como ocorre a tributação para essa modalidade.

O curso também oferece dois módulos complementares sobre Liderança.

O responsável por este curso é o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – uma entidade privada que promove o desenvolvimento e que tem por objetivo auxiliar tanto os empreendedores iniciantes quanto aqueles que já estão atuando no mercado.

Para realizar o curso, basta entrar no site da instituição. O curso tem duas horas de duração e oferece certificação digital.

  • Empreendedorismo como opção de carreira

Este curso também é oferecido pelo Sebrae e é uma excelente opção para aqueles que desejam trilhar o caminho do empreendedorismo.

São seis módulos onde o empreendedor ou futuro empreendedor entenderá como funciona o empreendedorismo e quais as características que todo o empreendedor deve ter.

O objetivo é capacitar esses indivíduos para que abram o futuro negócio de forma planejada ou aqueles que já possuem seu negócio possam melhorar seu desempenho.

O curso tem carga horária de três horas e ainda oferece certificado digital. Basta entrar no site e se inscrever no curso grátis.

  • Alinhamento entre vendas e Marketing

Mais um importante curso gratuito. O Alinhamento entre vendas e Marketing tem por objetivo ampliar o conhecimento de todos aqueles que possuem interesse pelo tema. Neste curso, os alunos aprendem sobre a evolução de todas as abordagens de venda e entendem como funciona a nova realidade na área de compras. Além disso, será possível compreender objetivos e o conceito da área de Vendas e entender sobre o processo de venda alinhado ao marketing.

O curso é composto por 4 módulos com carga horária de 05 horas. Ele é ministrado pela FGV – Fundação Getúlio Vargas – uma instituição de ensino muito conhecida e respeitada em nosso país.

A instituição não disponibiliza certificado, mas é possível imprimir uma declaração que comprova que o aluno participou do curso. As inscrições devem ser feitas no site da FGV.

  • Finanças Básicas para Empreendedores

Mais um curso para empreendedores online gratuito. O objetivo é levar aos alunos o conhecimento necessário para fazer um controle eficiente de suas finanças, aprendendo o conceito de entrada e saída de caixa. O aluno também entenderá o conceito de projeção financeira para que seja possível encontrar bons investimentos, bem como entender as estratégias de aperfeiçoamento e crescimento da empresa. Além disso, o aluno aprenderá a realizar a análise superficial de demonstrações contábeis.

O curso conta com três módulos e tem como público-alvo os empreendedores iniciantes que ainda não tiveram muito contato com os conceitos de finanças. Para realizar a inscrição é só entrar no site da instituição.

O curso é ministrado pela Endeavor, uma organização sem fins lucrativos que objetiva criar uma rede entre empreendedores.

Conclusão

A falta de planejamento e uma administração equivocada podem ocasionar a falência do seu negócio.

O único caminho para alcançar as metas e objetivos é promover uma gestão eficiente.

O primeiro passo para o sucesso é a busca do conhecimento. Nosso conhecimento deve ser renovado a cada dia. Logo, é necessário aprimorar-se constantemente, tanto para o crescimento profissional quanto para a evolução como ser humano. 

Esteja atento a tudo que ocorre ao seu redor. Leia sempre. Aquele que lê, escreve melhor e se comunica melhor.

Use a internet e as redes sociais em seu favor. Siga perfis construtivos. E lembre-se: Nunca pare de evoluir e nunca pare de sonhar.

Fredson

Fredson

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.