Skip to content
Início » Aprenda como vender no Mercado Livre com um passo a passo de 5 dicas!

Aprenda como vender no Mercado Livre com um passo a passo de 5 dicas!

Aprenda como vender no Mercado Livre

Todo lojista que tem um comércio virtual quer expor sua marca nos principais espaços da internet, não é verdade? Seja nos marketplaces ou nas redes sociais, o segredo é saber se posicionar para ser visto pelo seu público-alvo. Diante disso, aprender como vender no Mercado Livre não pode ficar de fora dessa estratégia.

Isso porque o Mercado Livre é um dos maiores marketplaces da internet, com uma longeva reputação não só no Brasil, mas também na América Latina. 

Ele geralmente é uma das primeiras opções de e-commerce de quem busca por produtos online.

Para se ter ideia, o Meli (como é carinhosamente conhecido) tem no momento cerca de 60 milhões de anúncios de produtos diversos expostos em sua plataforma.

Portanto, se você tem uma uma loja online e deseja aumentar a autoridade e exposição do seu negócio, preparamos um passo a passo com cinco dicas de como vender no Mercado Livre! 

Como vender no Mercado Livre?

O nosso passo a passo de como vender no Mercado Livre busca contemplar tanto etapas práticas para se tornar ativo no site, mas também oferecer dicas para expandir a reputação e números de sua marca. 

Confira!

1 – Registre uma conta na plataforma

Primeiramente, entre no site do Mercado Livre e clique na opção “crie sua conta”. Mas se você quiser criar uma conta para pessoa física, basta inserir os dados pedidos, como CPF, nome completo, e-mail e senha. 

Caso sua marca já tenha um CNPJ, clique na opção “Criar uma conta de empresa”. Nesse caso, será pedido o CNPJ e a razão social do negócio.

Como mecanismo de proteção, a plataforma pede para validar sua conta com algum número de celular, e-mail e foto de identidade.

Pronto, com esse passo a passo simples, sua conta já está criada. Então, o próximo passo agora é criar anúncio para seus produtos e chegar a seus possíveis consumidores.

2 – Capriche no anúncio de seus produtos

Ter um bom anúncio é fundamental para que você consiga vender seu produto de forma rápida e eficiente. Afinal, ele é o instrumento pelo qual seus possíveis clientes vão conhecer o item à venda, suas características e as principais condições do negócio.

Dessa forma, algumas dicas importantes são:

  • capriche na foto e deixe seu produto bem apresentável;
  • faça uma descrição objetiva e clara sobre os benefícios do item;
  • seja claro quanto às condições de frete e métodos de pagamento.

A criação do anúncio é totalmente gratuita e simples de se realizar, o que corrobora para acessibilidade e democratização do Mercado Livre para anunciantes de passagem ou comerciantes profissionais que buscam uma vitrine para sua mercadoria.

Entretanto, você tem a oportunidade de investir na promoção e visibilidade desses anúncios.

3 – Invista na promoção de anúncios

Caso você queira botar a mão no bolso para promover seus anúncios para o maior número de pessoas possíveis, há dois planos de cadastros pagos para isso: o Clássico e o Premium.

Entenda como cada um desses planos funciona:

  • Clássico: garante uma exposição intermediária ao produto por tempo ilimitado (o anúncio gratuito tem um prazo de 60 dias). A cobrança é feita por meio de uma taxa de comissão de 11% pela venda do produto anunciado. 
  • Premium: oferece exposição máxima por um tempo ilimitado. Dentre outras vantagens, além disso, há também a possibilidade de parcelamento do produto em 12x sem juros. Já a taxa de comissão cobrada é de 16% por venda.

Confira abaixo um diagrama resumido com todos os detalhes de cada plano de promoção de anúncios:

4 – Proteja sua reputação com um bom atendimento

Uma das grandes vantagens de aprender como vender no Mercado Livre, além de desfrutar da autoridade e reputação da plataforma, é também utilizar as notas de avaliação e os comentários de clientes satisfeitos a seu favor.

Portanto, seja transparente com as informações a respeito do produto e responda às dúvidas dos clientes com educação e agilidade. Tudo isso, somado à agilidade da entrega e qualidade do produto, contribuirão para que a sua página de vendedor tenha sempre uma pontuação alta.

E, em um marketplace, ter uma boa pontuação é o principal chamariz e prova social para atrair clientes. Afinal, em uma compra online na qual você não tem um acesso direto e real ao produto antes de adquiri-lo, a reputação da marca/vendedor é o fator de confiabilidade que pode fazer a diferença.  

5 – Invista em uma plataforma de e-commerce

Por fim, se você procurar eficiência, boa exposição e uma infraestrutura completa para sua loja online, apostar em uma ferramenta de e-commerce pode ser o grande diferencial para seu negócio. 

Com apenas alguns cliques, sua loja virtual pode contar com uma plataforma para gerir seu catálogo de produtos e fluxo de vendas. Além disso, será possível promover uma vitrine virtual nas redes sociais e nos principais marketplaces do Brasil de forma integrada.

Ferramentas que nem essa são a prova que não há mais desculpas para quem deseja aprender como vender no Mercado Livre ou em qualquer outro ambiente virtual. 

O e-commerce veio para ficar e, sabendo disso, procuramos mostrar com esse artigo que ganhar dinheiro com a internet pode ser mais fácil do que você imagina!

Confira Também

Exemplo de marketing de mídia social bem-sucedido

Este post foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.