Todo lojista que tem um comércio virtual quer expor sua marca nos principais espaços da internet, não é verdade? Seja nos marketplaces ou nas redes sociais, o segredo é saber se posicionar para ser visto pelo seu público-alvo. Diante disso, aprender como vender no Mercado Livre não pode ficar de fora dessa estratégia.
Isso porque o Mercado Livre é um dos maiores marketplaces da internet, com uma longeva reputação não só no Brasil, mas também na América Latina.
Ele geralmente é uma das primeiras opções de e-commerce de quem busca por produtos online.
Para se ter ideia, o Meli (como é carinhosamente conhecido) tem no momento cerca de 60 milhões de anúncios de produtos diversos expostos em sua plataforma.
Portanto, se você tem uma uma loja online e deseja aumentar a autoridade e exposição do seu negócio, preparamos um passo a passo com cinco dicas de como vender no Mercado Livre!
Como vender no Mercado Livre?
O nosso passo a passo de como vender no Mercado Livre busca contemplar tanto etapas práticas para se tornar ativo no site, mas também oferecer dicas para expandir a reputação e números de sua marca.
Confira!
1 – Registre uma conta na plataforma
Primeiramente, entre no site do Mercado Livre e clique na opção “crie sua conta”. Mas se você quiser criar uma conta para pessoa física, basta inserir os dados pedidos, como CPF, nome completo, e-mail e senha.
Caso sua marca já tenha um CNPJ, clique na opção “Criar uma conta de empresa”. Nesse caso, será pedido o CNPJ e a razão social do negócio.
Como mecanismo de proteção, a plataforma pede para validar sua conta com algum número de celular, e-mail e foto de identidade.
Pronto, com esse passo a passo simples, sua conta já está criada. Então, o próximo passo agora é criar anúncio para seus produtos e chegar a seus possíveis consumidores.
2 – Capriche no anúncio de seus produtos
Ter um bom anúncio é fundamental para que você consiga vender seu produto de forma rápida e eficiente. Afinal, ele é o instrumento pelo qual seus possíveis clientes vão conhecer o item à venda, suas características e as principais condições do negócio.
Dessa forma, algumas dicas importantes são:
- capriche na foto e deixe seu produto bem apresentável;
- faça uma descrição objetiva e clara sobre os benefícios do item;
- seja claro quanto às condições de frete e métodos de pagamento.
A criação do anúncio é totalmente gratuita e simples de se realizar, o que corrobora para acessibilidade e democratização do Mercado Livre para anunciantes de passagem ou comerciantes profissionais que buscam uma vitrine para sua mercadoria.
Entretanto, você tem a oportunidade de investir na promoção e visibilidade desses anúncios.
3 – Invista na promoção de anúncios
Caso você queira botar a mão no bolso para promover seus anúncios para o maior número de pessoas possíveis, há dois planos de cadastros pagos para isso: o Clássico e o Premium.
Entenda como cada um desses planos funciona:
- Clássico: garante uma exposição intermediária ao produto por tempo ilimitado (o anúncio gratuito tem um prazo de 60 dias). A cobrança é feita por meio de uma taxa de comissão de 11% pela venda do produto anunciado.
- Premium: oferece exposição máxima por um tempo ilimitado. Dentre outras vantagens, além disso, há também a possibilidade de parcelamento do produto em 12x sem juros. Já a taxa de comissão cobrada é de 16% por venda.
Confira abaixo um diagrama resumido com todos os detalhes de cada plano de promoção de anúncios:
4 – Proteja sua reputação com um bom atendimento
Uma das grandes vantagens de aprender como vender no Mercado Livre, além de desfrutar da autoridade e reputação da plataforma, é também utilizar as notas de avaliação e os comentários de clientes satisfeitos a seu favor.
Portanto, seja transparente com as informações a respeito do produto e responda às dúvidas dos clientes com educação e agilidade. Tudo isso, somado à agilidade da entrega e qualidade do produto, contribuirão para que a sua página de vendedor tenha sempre uma pontuação alta.
E, em um marketplace, ter uma boa pontuação é o principal chamariz e prova social para atrair clientes. Afinal, em uma compra online na qual você não tem um acesso direto e real ao produto antes de adquiri-lo, a reputação da marca/vendedor é o fator de confiabilidade que pode fazer a diferença.
5 – Invista em uma plataforma de e-commerce
Por fim, se você procurar eficiência, boa exposição e uma infraestrutura completa para sua loja online, apostar em uma ferramenta de e-commerce pode ser o grande diferencial para seu negócio.
Com apenas alguns cliques, sua loja virtual pode contar com uma plataforma para gerir seu catálogo de produtos e fluxo de vendas. Além disso, será possível promover uma vitrine virtual nas redes sociais e nos principais marketplaces do Brasil de forma integrada.
Ferramentas que nem essa são a prova que não há mais desculpas para quem deseja aprender como vender no Mercado Livre ou em qualquer outro ambiente virtual.
O e-commerce veio para ficar e, sabendo disso, procuramos mostrar com esse artigo que ganhar dinheiro com a internet pode ser mais fácil do que você imagina!
Confira Também
Este post foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.