Skip to content
Início » Consórcio de imóveis é opção para driblar alta nos juros

Consórcio de imóveis é opção para driblar alta nos juros

Consórcio de imóveis é opção para driblar alta nos juros

Você sabia que o consórcio de imóveis é uma opção para driblar a alta nos juros? O Brasil passa por um momento de instabilidade econômica e, com isso, pudemos perceber o aumento na Selic, a taxa básica de juros do Brasil. 

A última atualização do índice foi no dia 3 de agosto, quando os juros passaram de 13,25% para 13,75%, aumento de 0,5 ponto percentual ao ano. 

Segundo o Copom – Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil – a previsão é que não haja novo aumento até o fim do ano, mas o alto índice de juros já traz consequências para a vida cotidiana dos brasileiros. 

Um dos principais reflexos desse movimento pode ser sentido no aumento das demais taxas de juros de nossa economia. 

Embora as instituições financeiras usem critérios próprios – como score do cliente, perfil de crédito e avaliações de risco de inadimplência – para definir suas taxas de juros, a Selic influencia diretamente nesse cálculo. 

Com a alta, serviços financeiros como financiamentos, por exemplo, ficam bastante comprometidos, já que taxas maiores acabam encarecendo toda a operação.

Um dos setores mais afetados nesse cenário é o imobiliário. Afinal, casas e apartamentos são bens de alto valor agregado e boa parte da população precisa recorrer aos financiamentos para poder acessar esse tipo de consumo. 

Com o crédito mais caro, muitas famílias acabam não conseguindo arcar com a parcela de um financiamento e desistem, pelo menos momentaneamente, de adquirir o tão sonhado imóvel. 

No entanto, existe uma saída muito simples, eficiente, segura e acessível para a aquisição de bens de alto valor, como casas e apartamentos: o consórcio imobiliário

Nessa modalidade de crédito, não há a incidência de juros mensais e, por isso, é possível fazer uma compra de longo prazo com muito mais previsibilidade do valor final pago por aquele bem. 

Além disso, o processo de aquisição de um consórcio é muito menos demorado e burocrático do que o de um financiamento, então com toda a certeza vale a pena investir.

A seguir, você conhecerá mais sobre o funcionamento do consórcio imobiliário, suas vantagens e como fazer a contratação com toda a segurança possível. Acompanhe para saber mais!

Como funciona o consórcio?

Os consórcios funcionam por meio de formação de grupos de pessoas com o mesmo objetivo de compra.

Esses grupos são administrados por uma empresa competente, que fica responsável por receber os valores dos consorciados, fazer a distribuição dos prêmios e os sorteios da contemplação, que geralmente ocorre todo mês. 

Do outro lado, o consorciado se compromete com o pagamento de parcelas fixas mensais, enquanto aguarda o momento da contemplação. 

Ao ser contemplado, o consorciado recebe uma carta de crédito, cujo valor é correspondente ao que foi contratado no início do grupo do consórcio, e que pode ser utilizada como forma de pagamento (total ou parcial) na aquisição do bem desejado. 

Vale ressaltar que existem diversos tipos de consórcio no mercado, como o imobiliário, de automóveis, para procedimentos estéticos de alto valor, entre outros, e a carta de crédito adquirida somente pode ser utilizada dentro da categoria a qual pertence. 

Na prática, isso significa que uma carta de crédito imobiliário não pode ser utilizada para a compra de automóveis e vice-versa, por exemplo. 

Além disso, é preciso se comprometer com o pagamento das parcelas até o final, pois é isso que garante o acesso ao sorteio e a contemplação de outros membros do grupo.

O não pagamento pode trazer consequências como a perda do direito à participação no consórcio e a negativação do nome do consorciado junto aos órgãos competentes. 

Entretanto, caso o participante – por qualquer motivo que seja – desista de participar do consórcio, antes ou depois da contemplação, é possível vender a cota para outra pessoa, transação que garante benefícios para ambos os lados. 

Como funciona o consórcio em andamento?

Ao adquirir um consórcio em andamento, o novo consorciado se compromete a arcar com todos os valores em aberto daquela cota, por isso é importante negociar cautelosamente para garantir que está fazendo um bom negócio. 

A grande vantagem de adquirir um consórcio em andamento é que a contemplação costuma acontecer rapidamente, já que alguns sorteios já foram realizados e menos pessoas aguardam para serem selecionadas para acessar aquela carta de crédito. 

Dentro dos consórcios em andamento há, ainda, a opção da aquisição de consórcios já contemplados. 

Como o próprio nome sugere, os consórcios contemplados são aqueles que já foram sorteados e dispõem da carta de crédito pronta para a utilização. 

Essa opção é excelente para quem tem interesse em adquirir consórcios, mas não tem condições de aguardar a contemplação, que pode levar algum tempo para acontecer. 

Nesses casos, basta adquirir a cota, utilizar a carta da maneira que for mais conveniente e seguir arcando com as parcelas finais, sempre tendo em vista o que foi acordado no momento da contratação. 

É importante lembrar que as operações de compra e venda de consórcios devem ser feitas com o intermédio de uma empresa especializada em compra e venda de consórcios.

A organização será responsável por garantir que o grupo existe, que a negociação é real e que tudo está dentro dos termos previstos pela Lei dos Consórcios (Lei nº 11.795, de 2008), que regulamenta seu funcionamento, evitando assim golpes e maiores dores de cabeça. 

Confira também: Benefícios de um marketplace imobiliário

Por que o consórcio vale a pena?

Seja sua escolha pelo consórcio contemplado, em andamento ou em formação, os benefícios financeiros são vários, como por exemplo:

  • Baixo custo, especialmente pela ausência de incidência de juros e taxas surpresa;
  • Baixo risco;
  • Melhor previsibilidade de valores e, consequentemente, melhoria no planejamento financeiro;
  • Menos burocracia na contratação;
  • Maior poder de negociação, uma vez que as cartas contempladas permitem pagamento à vista;
  • Não há a necessidade de entrada ou pagamento de parcelas intermediárias, que costumam ter valor elevado;
  • Poder de compra atualizado pelas administradoras;
  • Flexibilidade no modelo de contratação;
  • Entre outros benefícios.

Com isso em mente, que tal investir? Procure por uma administradora de confiança, solicite seu consórcio e inicie a construção de seu patrimônio hoje mesmo!