Liquidez financeira é um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer negócio. Mas, o que significa o conceito? Nesse contexto, é a capacidade que uma empresa tem de converter artigos em dinheiro rapidamente. Altos índices de liquidez são desejáveis porque garantem que a empresa terá acesso a recursos para honrar suas dívidas e pagar seus funcionários.
Ou seja, é um indicador da “saúde financeira” de um negócio e por esse motivo, deve ser monitorada regularmente. Entenda porque este conceito é tão caro, tanto para o mundo dos negócios quanto para o mercado financeiro.
Dinheiro na Hora
O ritmo do mercado financeiro é frenético, onde os investidores podem precisar realocar recursos em questão de segundos. Por isso, a liquidez é importante para as empresas de suporte neste setor. No entanto, este conceito também é importantíssimo fora da bolsa de valores.
Para empresas, maior liquidez significa acesso mais facilitado a crédito e garante o equilíbrio financeiro. O acesso rápido ao dinheiro acaba auxiliando também na prevenção de problemas de caixa, já que fica mais fácil de realocar recursos em caso de desequilíbrio. O índice de liquidez pode apontar ainda uma necessidade (ou oportunidade) de mudança nas estratégias de negócio.
Por exemplo, quando o índice estiver alto, é um bom momento para considerar uma expansão dos negócios, ou a aquisição de novos ativos. Por outro lado, se este índice estiver baixo, é aconselhável reconsiderar dívidas, renegociar prazos e até mesmo, cortar gastos.
No entanto, não existe um padrão de liquidez que atenda todos os mercados e cada setor tem sua própria média. Pela sua importância na tomada de decisões estratégicas, é fundamental que estes índices sejam regularmente atualizados através de análises de risco detalhadas.
Tipos de Liquidez
Liquidez é um conceito complexo; existe mais de uma forma de medi-lo bem como diversos modelos diferentes para cada caso. Saiba mais sobre os principais tipos.
Diária
Ativos de liquidez diária, ou corrente, podem ser sacados dentro de 24 horas ou, em alguns casos, em alguns dias. Este conceito diz respeito à capacidade de acesso imediato, ou em curto prazo, a recursos financeiros. Embora as contas poupança sejam um exemplo destes ativos, sem dúvida, são os menos lucrativos.
Neste caso, títulos do Tesouro Direto, ações, ETFs (Exchange Traded Funds) e FIIs (Fundos de Investimentos Imobiliários) são opções mais rentáveis. Títulos do Tesouro Direto estão entre os que pagam mais rápido. Na maioria dos casos, os fundos são depositados na conta corrente em um dia útil.
No Vencimento
Neste caso, não é possível fazer um saque antecipado dos recursos, que só ficarão disponíveis na data de vencimento pré-estabelecida. Ou seja, qualquer investimento que planeje contar com este tipo de recurso, deve levar sua data de vencimento em conta, já que não serve como reserva emergencial. Investimentos do tipo incluem letras de câmbio, CDB (Certificado de Depósito Bancário), letras de crédito imobiliário e do agronegócio.
Liquidez Seca
A liquidez seca desconta o valor dos estoques do cálculo corrente. Isso porque nem sempre é fácil converter estoque em dinheiro rapidamente, sem a demora de horas. Isso porque vários fatores de mercado podem facilitar ou dificultar a conversão. Para chegar no valor da liquidez seca, subtrai-se o valor dos estoques do valor do ativo circulante, dividindo o resultado pelo passivo circulante.