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Como reduzir o prazo de entrega e obter satisfação do cliente?

Como reduzir o prazo de entrega

Reduzir o prazo de entrega de um produto é algo muito importante e isso impacta diretamente à satisfação do cliente.

Por isso, toda a operação de logística possui uma influência de toda a percepção que o consumidor tem sobre a loja.

Neste caso, é extremamente importante pensar em todas essas etapas.

Uma Estrutura eficiente de estocagem e a gestão de estoque, por si só não garantem a satisfação do cliente.

Isso porque o tempo que este produto demora para chegar em suas mãos fará a grande diferença. Por isso, planejar as rotas torna possível até reduzir esse tempo de entrega.

Também, um rastreio correios facilitado auxilia bastante os clientes saberem onde se encontram as mercadorias e isso impacta positivamente na entrega dos produtos.

Desse modo, a empresa apresentará um diferencial perante os concorrentes. Afinal, ter a sua mercadoria em mãos, tão rapidamente, é o que todo o cliente deseja.

Inclusive, muitas vezes, ele está disposto a pagar mais caro por isso.

Como reduzir o prazo de entrega?

Mas o que pode ser feito para reduzir esse prazo de entrega? Acompanhe este artigo e obtenha as principais informações sobre o tema.

Previsão a demanda de pedidos

Por meio da análise dos últimos pedidos da empresa é possível criar uma previsão da demanda doa próximos meses. Verificando assim os períodos de alta ou baixa procura. Isso significa alinhar o estoque conforme a necessidade de cada demanda.

Sabemos em períodos festivos, principalmente em finais de ano, a demanda aumenta bastante. Isso porque as pessoas compram presentes e deixam para fazer as compras justamente nessas épocas.

Então, um bom planejamento pode fazer muita diferença na qualidade e agilidade dos serviço.

Mapeamento das etapas e processos

Não há como reduzir o tempo de entrega sem entender como funciona exatamente cada etapa e cada processo logístico da organização.

Produto em estoque, separação, embalagem e o envio, tudo deve ser mapeado e as todas as informações levantadas

Depois é necessário entender como funciona cada um delas. Pois só assim será possível otimizar e agilizar com segurança.

Automatização de todas as etapas

Depois do mapeamento é possível identificar tudo aquilo que pode ser automatizado em cada etapa.

Isso tornará todo o processo mais otimizado e as etapas ganharão mais velocidade.

Controle de estoque

Se a meta é diminuir o prazo de entrega e assim deixar o cliente mais satisfeito, é importante cuidar dos estoques.

Não há como satisfazer o cliente sem o produto disponível. Por isso é importante gerenciar de forma a não faltar o produto, deixando-o sempre disponível.

Ter bons fornecedores

Fornecedores parceiros fazem a total diferença para manter o serviço da sua empresa satisfatório.

Isso porque se o fornecedor atrasa ou não entrega, o seu negócio será diretamente impactado.

Tenha fornecedores reconhecidos e com credibilidade no mercado e dessa forma garanta o produto no estoque.

Assim como não prejudique seu prazo de entrega.

Diversifique o transporte

Para que haja garantia da entrega em menor de tempo de entrega é primordial que a empresa diversifique as opções e os tipos de frete.

O ideal é ter opções em lugares estratégicos para atender regiões diferentes de forma mais rápida.

Com várias opções também é possível entregar ao cliente a escolha por qual deseja pagar, a mais rápida ou a mais barata.

Veja também: Como usar letreiro em ACM para divulgar sua marca?

Logística para devoluções e trocas

Por mais que tudo esteja correto e alinhado, ainda é possível que ocorram situações que fujam ao controle. Dessa forma, uma logística reversa é essencial.

 Quando o cliente não recebe o produto ou ele vem com algum tipo de dano é necessário usar o processo de logística reversa.

Esse processo necessita ocorrer de forma ainda mais rápida. De forma a não deixar o cliente ainda mais insatisfeito.

Por isso, uma transportadora parceira e estratégica pode agilizar e reduzir a insatisfação sentida pelo cliente.

Esse processo é essencial para a melhoria da imagem da organização.

O tempo de entrega é uma parte estratégica do processo, pois quanto menor o tempo de aguardo do cliente pela mercadoria, maior será sua satisfação e possível fidelização.

Por isso, não deixe de pensar e implementar todos esses pontos importantes.