Skip to content
Início » Como fazer um bom currículo? Confira 3 dicas indispensáveis

Como fazer um bom currículo? Confira 3 dicas indispensáveis

Como fazer um bom currículo

Um currículo bem feito é a porta de entrada para uma nova vaga de emprego. É com ele que deixamos a nossa primeira impressão de quem somos, do que podemos oferecer e se podemos nos encaixar de forma ideal no emprego desejado.

É através do currículo que tentamos convencer as empresas para que elas nos contratem. Sem um bom currículo, dificilmente você conseguirá passar em uma disputa de vaga de emprego bastante concorrida.

Se você não sabe o que inserir no currículo ou nem mesmo por onde começar a fazer o seu, não precisa se desesperar nesse momento, preparamos algumas dicas que com certeza vão te ajudar a criar um bom currículo.

Dicas para criar um bom currículo

Não dá para conseguir uma vaga de emprego num passe de mágica, infelizmente. É preciso, antes mesmo da famosa entrevista, um bom currículo para enviar e se destacar, chamando a atenção de quem for visualizar.

Lembre-se que não é só você que tem interesse naquela oportunidade. Diversas pessoas enviam seus currículos e, para que o recrutador te selecione, tem que fazer bonito e se mostrar superior aos demais concorrentes.

Dosagem correta: chega do muito ou pouco

Na hora de criar um bom currículo precisamos estar atentos para não pecarmos pelo excesso ou pela ausência de coisas. Você precisa pensar o seguinte: até que ponto as informações que eu vou inserir no currículo são importantes e benéficas?

É preciso ter em mente que cada empresa vai seguir um ideal diferente, que cada vaga vai precisar de habilidades únicas. Sendo assim, vale a pena estudar a empresa a qual você vai se candidatar e criar um currículo especialmente focado nela.

Sendo assim, devemos concordar que, por exemplo, se você quiser trabalhar numa empresa de cosméticos veganos, que não utilizam nada de animais, não faz o menor sentido colocar no currículo que você trabalhou 1 ano atrás abatendo porcos.

Evite erros de português no seu currículo

Uma falha bastante presente nos currículos são os erros ortográficos, os famosos “erros de português”. Digo isso não somente porque possa parecer desagradável para quem for ler, mas porque um erro ortográfico pode mudar totalmente o sentido do que você está tentando expressar.

Uma letra a mais ou a menos, uma vírgula ausente ou presente, uma palavra escrita errada por conta de um corretor ortográfico, pode ser o fim da sua chance de conseguir a tão sonhada vaga de trabalho.

Confira também: dicas para escolher o melhor fornecedor de semijoias.

Verifique e sempre faça a atualização de dados

É muito importante manter os seus dados pessoais e profissionais sempre atualizados. Um erro muito comum que as pessoas cometem é enviar currículos antigos com informações defasadas, feitas há anos atrás.

A falta de atenção chega a um ponto tão alto, que nem mesmo o número de telefone as pessoas atualizam antes de enviar o currículo. O resultado dessa história você conhece bem, a empresa vai ligar, não ter o retorno e aí a pessoa vai perder a vaga de emprego.