Muitas pessoas desejam saber o que é a sigla serp, palavra utilizada com frequência no marketing de conteúdo. Diante disso, preparamos este artigo completo que responde tudo o que você precisa saber.
O SERP (Search Engine Results Page) é o resultado apresentado pelos mecanismos de busca quando o usuário coloca a palavra-chave na caixa de pesquisa e aperta “Enter”. Para ter um bom ranqueamento nos mecanismos de busca, investir nas melhores estratégias de SEO (Search Engine Optimization) é fundamental.
Deste modo, conhecer um pouco mais sobre o SERP é importante para aumentar a visibilidade do seu site. Visto que você entenderá como a página de resultados do Google e dos demais mecanismos de busca funcionam. Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo com tudo que você precisa saber sobre o que é o SERP.
O que é SERP?
Antes de tudo, se você está buscando melhorar o alcance do seu site e fazer com que ele esteja na primeira página de resultados do Google, é necessário investir também nas demais ferramentas de SEO. Contratar uma agência link building Brasil, ou com outras especialidades é bastante interessante na construção de uma estratégia SEO e SERP de qualidade. Isso porque, ninguém melhor do que especialistas para impulsionar seu site.
As páginas do SERP mostram principalmente resultados de tráfego orgânico e também mostram dez resultados por página. Por meio deles é possível entender a ciência por trás do Google, entendendo de verdade como é realizada uma busca.
A SERP é composta por 10 páginas de resultado e cada resultado possui um trecho, ou seja, um resumo da página com o título, o link e uma pequena descrição do conteúdo. Em alguns casos, links para sites também são incluídos no snippet, quando o Google considera o site mais relevante.
Qual a importância do SERP em relação ao SEO?
Conhecendo o SERP e suas funcionalidades, é possível criar estratégias de SEO muito mais eficazes. É uma forma de conhecer a concorrência, desvendar suas estratégias e, consequentemente, criar respostas mais eficientes para suas ações, por exemplo, pensando em investir em anúncios ou snippets em destaque.
Diferente da ordem dos links na busca orgânica e no conteúdo patrocinado, os snippets seguem a convenção que privilegia a experiência do usuário. Isso significa, por exemplo, que seu conteúdo pode ter mais destaque que seus concorrentes por ser construído com elementos que suportam sua apresentação em snippets, mas não necessariamente em primeiro lugar no ranking.
Principais recursos da SERP
No Google, o principal mecanismo de busca atual, cada pesquisa gera um resultado diferente. Isso porque, o Google trabalha com uma ferramenta chamada Zero Moment of Truth (ZMOT) as quais são micro-momentos capazes de fazer com que a página de resultados tenha diferentes estruturas e conteúdo de acordo com a pesquisa de cada usuário. Para te ajudar a entender melhor sobre os principais recursos da SERP, conheceremos as principais features do Google a seguir.
Featured Snippets
Os trechos em destaque (featured snippets) também são conhecidos como a posição zero do Google, pois estão nas primeiras posições, o que os torna muito interessantes. Snippets são caixas de resposta direta e resumo que aparecem com o objetivo de facilitar a vida do usuário, para que ele não precise acessar o link da página para obter as informações.
Eles podem aparecer como listas, parágrafos ou tabelas sendo ideais para fornecer receitas, guias, passo a passo, definições ou comparações entre produtos.
Google Imagens
O Google Imagens é um recurso orgânico que classifica as imagens do site com base em suas otimizações de SEO. Se você está tendo problemas para ganhar espaço nos resultados da página inicial do SERP, você pode se concentrar no Google Imagens.
Google Notícias
Newsboxes são pequenas caixas contendo imagens proeminentes de sites de notícias. Ao pesquisar um termo relacionado a uma notícia recente, o usuário pode encontrar esse formato de resultado.
Google Shopping
Os resultados do Google Shopping são os resultados pagos de empresas que desejam anunciar seus produtos nesse formato. Eles costumam apresentar produtos com títulos, imagens e preços, colocando-os lado a lado para que os usuários possam comparar diferentes opções.
Google Adwords anúncios
Se você não se importa em pagar para conseguir um bom posicionamento na SERP do Google, você pode usar os links patrocinados do Google Adwords. Isso porque, você determina a palavra-chave que deseja anunciar e o Google vai te colocar na frente dos resultados orgânicos. No entanto, o mecanismo de pesquisa sinaliza quando um link é pago para que os usuários estejam cientes disso.
Como melhorar o resultado no SERP?
O Google considera certos fatores ao pesquisar e os classifica como os resultados mais importantes e relevantes para cada termo de pesquisa. Deste modo, o resultado relevante é aquele que traz um conteúdo rico e diversificado, ou seja, contém mais informações e possui uma estrutura organizada, o que pode facilitar a leitura e agregar conhecimento ao usuário.
Portanto, ao criar uma estratégia de SEO, é recomendável criar uma página específica para cada palavra-chave que seu site deseja estar bem posicionado no Google. Trabalhar e otimizar alguns conteúdos é uma boa estratégia para garantir relevância e alto ranqueamento no Google.
Deste modo, é importante também considerar os diversos fatores de SEO, como a palavra-chave no título do texto e no corpo do artigo, além de realizar uma boa meta descrição.